- Publicidade -
lazereculturaCampinas terá passeio "assustador" no Cemitério da Saudade no fim de semana

Campinas terá passeio “assustador” no Cemitério da Saudade no fim de semana

Evento vai percorrer túmulos com histórias curiosas e misteriosas da cidade, além de arrecadar mantimentos para o Banco de Alimentos de Campinas

- Publicidade -
Passeio vai percorrer por túmulos que contam a história de Campinas. (Foto: Kamá Ribeiro/Divulgação/OQTA)
Passeio vai percorrer por túmulos que contam a história de Campinas. (Foto: Kamá Ribeiro/Divulgação/OQTA)

O passeio “Saudade e suas vozes” acontece neste sábado (20) e neste domingo (21), em Campinas.  O evento vai percorrer pelo Cemitério da Saudade, passando por diversos túmulos que contam a história de Campinas e fatos curiosos que aconteceram na cidade. A atração é gratuita.

O evento é organizado pelo  “O que te assombra?”, projeto que reúne histórias folclóricas e de assombrações de todo o Brasil, além de organizar passeios assustadores por cidades como Campinas e São Paulo.

- Publicidade -

POR QUE FAZER UM PASSEIO NO CEMITÉRIO?

Thiago Souza, advogado, marcheiro, contador de histórias e organizador do evento, conta que o passeio deste final de semana é baseado no livro “Muito além da saudade”, de Elcio Enrique Ramos. Ele diz que o primeiro contato com o cemitério foi quando começou a organizar as histórias de assombrações de Campinas.

Ao começar fazer o passeio pelos pontos assombrados da cidade, ele percebeu que havia um interesse imenso sobre o cemitério. Então, ele passou a estudar o local e percebeu que além dos casos misteriosos, o Saudade é o acervo mais completo da história de Campinas. “O Cemitério da saudade é um tesouro de Campinas, que conta a história da cidade em todas as suas dimensões, políticas, Religiosas, artísticas, sanitárias, científicas, arquitetônicas e sociais”, explica Souza.

“Apresentar pra cidade um cemitério que não é um lugar de morte, mas de vida, de continuidade, que tem uma importância enorme para o momento que estamos vivendo, quando não conseguimos nem nos despedir direito de quem partiu por causa da Covid-19”, Thiago Souza, organizador do evento.

Segundo o organizador, essa vontade de dar voz aos vivos e aos mortos do cemitério é o que motivou o passeio. “Não é um passeio que faz biografia do Barão de Café, nem fica só contando histórias de fantasmas, que nós amamos. Estamos tentando mostrar essas dimensões do cemitério como se ele fosse uma máquina do tempo”.

Ele acrescenta que o passeio é um exercício de percepção de que Campinas é uma cidade muito legal. “Apesar da história da escravidão na cidade, tiveram muitas pessoas que lutaram contra isso”, completa Souza.

- Publicidade -

HISTÓRIAS DO CEMITÉRIO

Confira algumas das figuras históricas que estão enterradas no Cemitério da Saudade e tem sua história contada no passeio:

  • Hércules Florence – Um dos pioneiros da fotografia no Mundo
  • Irmã Serafina – Cuidava dos doentes durante a epidemia de febre amarela na cidade
  • Ramos de Azevedo – Engenheiro e arquiteto que projetou prédios importantes como o Teatro e o Mercado Municipal de São Paulo, além da Catedral de Campinas.
  • Mestre Tito – Enterrado no Cemitério sem referência ou homenagem, foi uma figura importante na luta contra a escravidão e a segregação na cidade.
  • Manoel Simões – Motorneiro do bonde da linha 11, que ficou conhecido como bonde da Morte. Também era médium.
  • Maria Jandira – Foi abandonada no altar por ser prostitua e se suicidou.
  • Dr. Vieira Bueno – Foi prefeito de Campinas e é considerado um milagreiro
  • Escravo Toninho – Personagem da lenda do “Boi Falô”

Souza considera que a realidade que está em volta das histórias, como epidemia, suicídio, escravidão, são muito piores do que as lendas sobrenaturais que são contadas sobre alguns dos personagens.

“No passeio não tem gente fantasiada, não tem sustinho, até mesmo porque fica muito mais assustadora quando a gente aproxima a realidade aos fatos que aconteceram”, analisa o organizador do evento.

SERVIÇO

Passeio Saudade e suas vozes

Quando:  Sábado (20) às 18h e 23h59; domingo (21) às 17h30. As concentrações estão marcadas para 15 minutos antes de cada passeio.

Onde: Cemitério da Saudade de Campinas, Praça Voluntários de 32 s/n. Concentrações vão acontecer em frente ao Monumento em homenagem aos combatentes da revolução de 32, ao lado da entrada  principal do cemitério.

Quanto: De graça, mas haverá arrecadação de mantimentos para o Banco de Alimentos de Campinas

Inscrições: oqueteassombra@gmail.com

Redes sociais: @oqueteassombra

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -