- Publicidade -
lazereculturaPedreira recebe exposição da história de quadrinhos

Pedreira recebe exposição da história de quadrinhos

Mostra acontece na biblioteca e respeita todas as orientações e protocolos de prevenção à covid-19; visitas podem ser feitas de segunda-feira a sábado

- Publicidade -

Página do primeiro primeiro quadrinho do Brasil história
Página do primeiro quadrinho do Brasil  “Nhô Quim” ou “Impressões de uma Viagem à Corte” (Foto: Reprodução/Internet)

 A Biblioteca Pública Municipal “João Luiz Alvarenga”, em Pedreira, promove até o dia 17 de fevereiro a exposição “HQs – Quadrinhos no Acervo”. A mostra tem objetivo de contar a história dos quadrinhos no Brasil, apresentar nossos títulos e promover a gibiteca do espaço. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. A entrada é gratuita. 

- Publicidade -

De acordo com os organizadores, todas as orientações e protocolos de prevenção à covid-19 são respeitados. O público deve respeitar o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento físico. 

Quadrinhos no Brasil 

O ítalo-brasileiro Angelo Agostini é considerado o primeiro quadrinista do Brasil. Em 1859, quando chegou ao país,  Agostini já se destacou pelos desenhos realistas. Anteriormente, as publicações eram mais caricaturais. Após 10 anos, já na Revista “Vida Fluminense”, lançou a história “Nhô Quim” ou “Impressões de uma Viagem à Corte”, tida por muito como precursora dos HQs no país. 

O lançamento de uma revista integralmente dedicada à arte veio em 1905, com o periódico “O Tico-Tico” do desenhista Renato de Castro.  

As publicações se intensificaram quando Adolfo Aizen, após viagem aos Estados Unidos, conheceu os suplementos dos quadrinhos, trouxe o formato e passou a publicá-los no jornal “A Gazeta”. A partir disso, o estilo se popularizou.

- Publicidade -

Serviço 

Exposição “HQs – Quadrinhos no Acervo”
Local
: Biblioteca Pública Municipal “João Luiz Alvarenga”
Endereço: Rua Odavilson Uttembergue, 43, Parque Industrial (Centro de Eventos Monsenhor Nilo Romano Corsi), Pedreira-SP
Dias e horários de visitação:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Sábados, das 8h às 12h
Informações adicionais: (19) 3853-2861.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -