SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Cidades do Amapá voltaram a sofrer com apagão de energia nesta quarta-feira (25). Segundo a CEA, a companhia de energia local, 13 dos 16 municípios tiveram o fornecimento de energia interrompido na manhã desta quarta, incluindo a capital, Macapá. O abastecimento foi restabelecido às 12h10.
Ainda segundo a CEA, o problema foi causado por uma falha na comunicação com o SIN (Sistema Interligado Nacional). Apenas os municípios de Oiapoque, Laranjal do Jari e Vitória do Jari não foram afetados.
“A situação está sendo investigada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)”, afirmou a CEA em nota.
A LMTE (Linhas de Macapá Transmissora de Energia) disse que fala a falta de energia não deveria ocorrer, “uma vez que o sistema de abastecimento na região não depende exclusivamente das instalações operadas pela LMTE e engloba uma cadeia sistêmica de geração e distribuição que deveria prever redundâncias e mecanismos para evitar cortes de carga”.
A empresa afirmou que houve uma interrupção de poucos minutos no funcionamento de uma das instalações da Subestação Macapá, “decorrente de surto de tensão originado nas linhas de média tensão que não são operadas pela LMTE”.