O Banco Central do Canadá (BoC, na sigla em inglês) informou, em comunicado divulgado nesta quarta-feira, 2, que decidiu elevar a taxa básica de juros do país de 0,25% a 0,50% ao ano. Com a constante expansão da economia e inflação no Canadá, o BC disse que novos aumentos do juro serão apropriados.
“Os aumentos de preços tornaram-se mais difundidos e todas as medidas do núcleo da inflação aumentaram”, alertou o BoC, ressaltando ainda o impacto do conflito entre Ucrânia e Rússia sobre as pressões inflacionárias nos setores de commodities ligadas à energia e alimentos. Há ainda maior atividade no mercado residencial, elevando os custos. Com isso, a inflação canadense deve ficar acima do previsto pelo BoC.
A forte inflação persistente ameaça desancorar as expectativas de longo prazo de consumidores, segundo a entidade.
“O Banco usará suas ferramentas de política monetária para retornar a inflação à meta de 2% ao ano e manter as expectativas de inflação bem ancoradas”, ressalta o comunicado.
Aperto quantitativo
O BoC também disse que um aperto quantitativo (QT, na sigla em inglês) – que consiste na redução do seu balanço de ativos – deve ser considerado em breve pelo Conselho.
“O momento e o ritmo de novos aumentos na taxa básica de juros e o início do QT serão guiados pela avaliação contínua do Banco sobre a economia e seu compromisso de atingir a meta de inflação”, completou o BC canadense.