Representante Comercial dos Estados Unidos, Katherine Tai reafirmou o compromisso do país com a Organização Mundial de Comércio (OMC), em evento da entidade. Ela comentou que, em maio, os EUA anunciaram apoio a discussões sobre uma isenção de direitos de propriedade intelectual nas vacinas contra a covid-19 e disse que o tema deve ser aprofundado, em meio a divisões entre os países.
Tai ainda disse que os americanos estão compartilhando suas alternativas para responder ao pedido de países em desenvolvimento por mais flexibilidades, em um acordo almejado sobre subsídios na pesca. “Nós acreditamos que qualquer acordo precisa estabelecer regras eficazes que promovam a sustentabilidade”, avaliou.
A representante disse que, dentro de seis meses, há a oportunidade de os países da OMC concluírem negociações de duas décadas sobre esses subsídios na área da pesca.
A autoridade norte-americana ainda comentou sobre a reforma no órgão de apelações almejada pelos Estados Unidos.
Segundo ela, um sistema de disputas funcional e estruturado pode dar confiança de que o sistema da OMC é justo. “Os membros estariam mais motivados a negociar novas regras”, considerou.