SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Técnico do Corinthians nos últimos seis jogos da temporada, Sylvinho ainda não comemorou um gol anotado por um atacante do elenco. O treinador enfrenta dificuldades para armar o sistema ofensivo e tem depositado suas esperanças nos homens do meio de campo. Até aqui, dos três gols feitos pelo Alvinegro com o novo comandante, dois deles saíram dos pés dos volantes.
Além do gol de pênalti, convertido por Fábio Santos, contra o América-MG, o Corinthians de Sylvinho apenas conseguiu balançar as redes adversárias com Gabriel (diante do Palmeiras) e Roni (sobre o Red Bull Bragantino). A busca pela solução para findar a escassez de bolas na rede apresenta média de 0,5 gol por jogo com a atual comissão técnica é a prioridade neste momento.
“Os nossos volantes são nossos artilheiros hoje, outro dia o Gabriel fez um gol, Roni, hoje [quarta-feira], conseguiu fazer um gol. São atletas que nós temos fomentados que pisem a área, são atletas que dão bastante sustentação aos homens de meio-campo”, afirmou Sylvinho ao explicar a necessidade dos volantes para ajudar o sistema ofensivo.
O protagonismo dos volantes contrasta com a fase ruim dos homens de frente. O artilheiro da equipe na temporada é o meia Mateus Vital, com cinco gols. O primeiro atacante da lista é Gustavo Mosquito, que fez quatro gols em 19 partidas na temporada. O centroavante Jô, nome mais experiente do elenco, tem três gols em 22 partidas mesmo número do zagueiro Jemerson, do volante Ramiro e do lateral Fábio Santos.
Para o jogo de domingo (20), contra o Bahia, o técnico Sylvinho ainda corre o risco de ter apenas três atacantes disponíveis no elenco (Cauê, Mosquito e Rodrigo Varanda), sendo que um deles ainda nem sequer foi relacionado para uma partida com o atual treinador.
Jô lida com dores na panturrilha esquerda e é dúvida para o fim de semana. Léo Natel sofreu luxação no ombro esquerdo e também está sob os cuidados do departamento médico. O jovem Felipe Augusto não joga pelo profissional desde o dia 9 de maio e, recentemente, foi emprestado à categoria sub-17 para ganhar ritmo de jogo.