A partir desta sexta-feira (30) o atletismo pede passagem nos Jogos Olímpicos de Tóquio. E, infelizmente, pela primeira vez na história dos Jogos da Era Moderna, não será permitido público no estádio em que os homens e mulheres mais fortes e resistentes do mundo vão tentar se superar. Maldita pandemia!
Para os Jogos de Tóquio, a equipe brasileira de atletismo conta com 54 atletas em diferentes modalidades. A segunda maior participação da história.
Só perdendo para os Jogos do Rio em 2016, quando os atletas brasileiros participaram de todas as modalidades por conta de o país ter sediado as Olimpíadas.
Em uma edição especial, o atletismo tem a sua melhor delegação em muitos anos de participação olímpica. Primeiro, tem os seus melhores atletas com chances de participarem de mais um ciclo olímpico e com chances de medalhas em mais de uma prova.
Junte a isso a possibilidade de chegar a 12 finais olímpicas além de várias semifinais, ficando a cada edição mais próximo da final e com condições de disputar uma medalha.
Por isso, bora torcer para o Time Brasil de atletismo que vai tentar fazer história no Japão.
Abaixo, o ONRUN preparou uma programação com o calendário das provas, os dias das provas com mais chances de medalhas e seus respectivos horários.
Atenção: o calendário segue o horário de Brasília.
29/07 – Quinta-feira
Às 22h55 acontece a etapa classificatória dos 400 metros com barreiras para homens. A prova conta com o atleta brasileiro Alison Santos que está entre os três melhores da categoria no ranking mundial.
Ás 21h40, vai rolar a classificatória do salto com vara para homens. com a presança do Augusto e Thiago Braz tentando defender o título olímpico conquistado nos Jogos do Rio de Janeiro.
01/08 Sábado
No sabadão, a partir das 9h, será disputada a semifinal dos 400 metros com barreiras. Se Alison passar pela classificatória, ele tá dentro.
03/08 – Terça-feira
Ás 7h20, vai rolar a final do salto com vara para homens. E vai ter Thiago Braz tentando defender o título olímpico conquistado nos Jogos do Rio de Janeiro.
A partir da meia noite acontece a final olímpica dos 400 metros com barreiras. Se Alison avançar até a final, ele vai disputar medalha.
Já no começo da manhã, às 7h15, tem classificatória para o arremesso de peso. E tem brasileiro na disputa. Darlan Romani ficou entre os cinco melhores dos Jogos do Rio e do campeonato mundial e é esperança brasileira na modalidade.
04/08 – Quarta-feira
Se Darlan Romani conseguir chegar à final olímpica no arremesso de peso, ele disputa a prova às 23h05.
Já às 23h30 é a vez da classificatória para o revezamento 4x100m masculino e tem atleta de Americana na disputa em Tóquio. Felipe Bardi dos Santos faz parte do time Brasil de atletismo que ainda conta com os velocistas Paulo André, Rodrigo Nascimento, Derick de Souza e Jorge Vides. O revezamento brasileiro é cotadíssimo a conquistar um lugar no podium olímpico. Bora acompanhar!
06/08 – Sexta-feira
A torcida já começa na madrugada. Às 4h30 tem marcha atlética de 20km para mulheres. A brasileira Érica Sena que está entre as 10 melhores colocadas no ranking mundial tem presença garantida na prova.
07/08 – Sábado
Às 10h50 acontece a final do revezamento 4×100. Se o time de velocistas brasileiros confirmar o favoritismo, vai rolar medalha. Já passou da hora do Brasil desbancar os norte-americanos, também nas Olimpíadas.
Às 19h será a disputada a maratona olímpica para mulheres. Infelizmente, não haverá participação brasileira em Tóquio.
07/08 Domingo
A prova mais tradicional dos Jogos Olímpicos acontece a partir das 19h. A maratona masculina conta com tripla participação brasileira em Tóquio.
O atleta Daniel Nascimento conseguiu o índice olímpico ao vencer a Maratona de Lima no Peru e é o atual campeão dos 10 mil sul americano. Já Daniel Chaves conquistou a vaga na maratona de Londres em 2019. Paulo de Paula é o mais experiente do time e disputa sua terceira edição dos Jogos Olímpicos.