Apesar da vitória do Flamengo no clássico com o Botafogo, por 3 a 1, no meio de semana, o clube ainda sente o peso pela perda do título da Supercopa do Brasil para o Atlético-MG 8 a 7 nos pênaltis após empate por 2 a 2 no domingo passado, em Cuiabá. O time da Gávea volta a campo, neste domingo, às 16 horas, quando vai enfrentar o Resende, no Engenhão, pela nona rodada da Taça Guanabara.
Com 19 pontos, o Flamengo segue na vice-liderança, atrás do Fluminense. Um empate já confirmará o rubro-negro nas semifinais. O Resende está com oito pontos, mas em sete jogos disputados.
É uma chance a mais para o técnico Paulo Sousa fazer suas experiências em busca da melhor formação e das alternativas para o restante da temporada. O que parece claro é a opção do português pela utilização de três zagueiros e com a cobertura de dois volantes. Willian Arão e João Gomes têm sido os preferidos nesta função de cobertura à defesa.
No clássico, por exemplo, foi testada a formação com dois centroavantes: Gabriel Barbosa e Pedro. Mas Bruno Henrique pode voltar no ataque na vaga de Pedro, bem como Marinho pode aparecer na vaga de Éverton Ribeiro. Na defesa, Filipe Luís tem sido usado como um zagueiro pelo lado esquerdo, enquanto na ala-direita Matheuzinho tem se revezado com Rodinei.
PENHORA – Fora de campo, o presidente Rodolfo Landim suspendeu as contratações, até o desfecho de uma decisão do Superior Tribunal de Justiça. O clube sofre uma cobrança do Banco Central no valor de R$ 127 milhões por dívidas do clube entre 1993 e 1997. O Flamengo corre o risco de sofrer uma penhora em dinheiro, o que iria atrapalhar o orçamento do clube nesta temporada.
A direção já acertou a aquisição do meia Andreas Pereira por 10 milhões de euros (perto de 58 milhões) divididos em cinco parcelas. Mas ainda não fez o pagamento. Na pauta de contratações aparecem o goleiro Santos, do Athletico-PR, o volante Thiago Mendes, do Lyon da França, e o atacante uruguaio Diego Rossi, que está no Fenerbahçe, da Turquia.
RESENDE – Equipe briga para ficar entre os oito melhores times. No momento, com oito pontos, ocupa a oitava posição. O técnico Sandro Sargentim tem um elenco equilibrado, mas sabe que não se pode comprar nada com o adversário.
“O Flamengo é um gigante do Brasil e do mundo. Nós vamos dar o máximo para honrar a camisa do Resende, mesmo porque é uma boa chance para nossos jogadores mostrarem as suas qualidades”, analisou.