Vale taça e ela estará presente no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O Fluminense celebrará o título do primeiro turno do Campeonato Carioca, a Taça Guanabara, em caso de vitória neste sábado, a partir das 16h, contra o Resende. O jogo é válido pela penúltima rodada da primeira fase do Estadual.
Time de melhor desempenho no Brasil neste início de ano, o Tricolor acumula 10 vitórias duas, contra o Millonários (COL), pela Libertadores. A única derrota do ano aconteceu na estreia do Estadual, contra o Bangu 1 a 0. O clube soma 24 pontos e, além de garantir o troféu do primeiro turno, terá vantagem na semifinal do Carioca se assegurar a primeira colocação geral.
“Vencer dez jogos seguidos não está bom?”, perguntou o técnico Abel Braga em coletiva após a classificação na Libertadores. A frase repercutiu na imprensa e nas mídias sociais.
Na sexta-feira, o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) do Rio de Janeiro assegurou que o clube erguerá a taça em caso de vitória. A Procuradoria havia entrado com uma medida cautelar, já que o clube é investigado por um suposto caso de racismo contra Gabriel Barbosa, do Flamengo, mas o entendimento do tribunal é de o que o Fluminense e sua torcida não poderiam ser privados da comemoração por uma eventual perda de pontos, que ainda será julgada.
Apesar da possível festa do título, o técnico Abel Braga não deverá escalar força máxima para a partida, já que na próxima quarta-feira, no Engenhão, o clube inicia novo mata-mata pela Libertadores, contra o Olímpia (PAR). Se eliminar os paraguaios após duas partidas, aí sim o clube estará garantido na fase de grupos do torneio sul-americano. Assim, nomes como Ganso e Arias devem figurar novamente entre os titulares contra o Resende, além do goleiro Marcos Felipe, titular na Taça Guanabara.
O adversário faz boa campanha e ainda sonha com a classificação às semifinais. O Resende é o quinto colocado, com 12 pontos, quatro a menos que o Botafogo, em quarto. O time está invicto há três rodadas. Bateu Boavista e Volta Redonda e cedeu um empate ao Flamengo, por 2 a 2, na última rodada. O zagueiro Heitor e o atacante Emanuel Biancucchi voltam após cumprir suspensão.