SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Flamengo e São Paulo se enfrentam neste domingo (25) no Maracanã, no Rio de Janeiro, às 16h, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto entre os clubes marca a primeira partida do técnico Hernán Crespo contra o rubro-negro. O argentino vai tentar manter o bom desempenho de sua equipe em partidas contra o time carioca.
O Flamengo pode muito bem ser tratado como o bicho-papão do futebol brasileiro desde 2019. Os títulos deram razão ao estigma: são dois Brasileiros, uma Libertadores, dois Cariocas, duas Supercopas do Brasil e uma Recopa Sul-Americana desde que Jorge Jesus assumiu o comando do time, depois sucedido por Domènec Torrent e Rogério Ceni.
Mas, para o São Paulo, é como se essa lista de troféus não tivesse peso algum. O clube do Morumbi não só ofereceu rara resistência aos rubro-negros, como está invicto e foi até mesmo dominante nesse confronto.
Sempre comandado por Fernando Diniz, o time do Morumbi venceu quatro jogos e empatou um, para um aproveitamento de 86,6%. Estamos computando aqui os jogos realizados desde 10 de julho de 2019, quando Jesus fez sua estreia.
O primeiro jogo de Diniz pelo São Paulo, aliás, foi justamente contra o Flamengo. O treinador estava havia apenas dois dias no clube quando foi comandar a equipe na partida válida pela 22ª rodada do Brasileirão daquele ano. O duelo terminou em empate por 0 a 0.
Depois disso, o São Paulo eliminou o Flamengo da Copa do Brasil de 2020 e, por muito pouco, não atrapalhou o rival na briga pelo Brasileirão do mesmo ano. A derrota por 2 a 1 dentro do Morumbi fez com que os cariocas precisassem torcer contra o Inter em jogo simultâneo. Deu certo. O clube empatou por 0 a 0 com o Corinthians e terminou na segunda colocação.
Neste domingo, a missão de manter o domínio contra um time dominante será de Hernán Crespo. Será a primeira vez que o técnico argentino comandará o São Paulo contra o Flamengo, que chega embalado. Com um calendário tão apertado, há a possibilidade de ele mandar a campo uma equipe diferente da que eliminou o Racing nas oitavas de final da Libertadores.
Melhor desempenho
O desempenho do São Paulo contra o Flamengo fica mais impressionante quando se faz um recorte. Se pegarmos os outros seis times brasileiros que se classificaram para a Libertadores desta temporada, apenas o Atlético-MG tem um aproveitamento próximo ao do time do Morumbi.
A equipe mineira enfrentou o Flamengo em quatro oportunidades neste período, vencendo três e perdendo uma, um aproveitamento de 75%.
Já outros cinco apresentam aproveitamentos muito piores. São eles: Fluminense (38,8%), Santos (25%), Inter (13,3%), Grêmio (11,1%) e Palmeiras (11,1%).
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro
Horário: 16h deste domingo (25)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Onde assistir: SporTV e Premiere e TV Globo