SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Hugo Calderano fez história para o tênis de mesa brasileiro nesta terça-feira (27) em Tóquio. Com sua vitória sobre o sul-coreano Woo-jin Jang, por 4 sets a 3, ele é o primeiro atleta da modalidade a chegar às quartas de final de Jogos Olímpicos pelo Brasil.
Calderano começou bem a partida e fechou o primeiro set com 11 a 7. Depois, tomou a virada (o coreano venceu os dois seguintes por 11 a 9 e 11 a 6), empatou (11 a 9), e perdeu o quinto set (11 a 5). Conseguiu, porém, vencer os dois últimos (11 a 5 e 11 a 6).
Em entrevista à Folha de S. Paulo antes da partida, o mesatenista, que é o sétimo colocado no ranking mundial, revelou gostar de montar cubos mágicos no intervalo dos treinamentos para aumentar sua concentração.
“Acho que, fisicamente, sou um dos mais fortes e mais rápidos no circuito. Acredito que esse é o caminho para ganhar dos chineses. Se eu ficasse só na regularidade, só tentando colocar mais bolas na mesa do que eles, seria impossível ganhar deles”, disse ele também na entrevista, ao falar sobre a hegemonia chinesa no esporte.