Disputando mais de uma competição, Juventude e Cuiabá voltam a se concentrar no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, às 18h, eles se enfrentam no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), pela terceira rodada, para esquecer os últimos tropeços.
O Juventude ainda não venceu no Brasileirão. Empatou em casa com o Red Bull Bragantino, por 2 a 2, e perdeu para o América-MG, por 4 a 1. Com um ponto, iniciou a rodada em 16º lugar. Na quarta-feira, pela Copa do Brasil, teve empate amargo com o São Paulo, por 2 a 2, após abrir 2 a 0 no placar e dominar as ações ofensivas.
Já o Cuiabá soma três pontos e iniciou na 11ª colocação. Na estreia, superou o Fortaleza, por 1 a 0, mas depois foi derrotado pelo Fluminense, pelo mesmo placar. Na quinta-feira, empatou por 1 a 1 com o Atlético-GO, mas pela Copa do Brasil. Além disso, o time está vivo na Copa sul-americana.
O técnico Eduardo Baptista terá ao menos três baixas no time gaúcho. O meia Edinho está fora por lesão após lance infeliz no jogo com o São Paulo. Ele entrou no segundo tempo e no primeiro lance teve dividida com Miranda, torcendo o tornozelo. O meia Marlon, em fase final de recuperação, e o atacante Paulinho Moccelin, expulso contra o América, também estão fora. Assim, Guilherme Parede pode entrar no ataque.
O zagueiro Vitor Mendes e o lateral-esquerdo William Matheus podem seguir no time após boas atuações na Copa do Brasil. Se isso se confirmar, Paulo Miranda e Busanello ficam como opções no banco de reservas.
Eduardo Baptista lamentou que detalhes tenham tirado a vitória nos últimos jogos, mas elogiou a postura do elenco. “A palavra é resiliência. O trabalho está acontecendo e algumas coisinhas estão tirando as vitórias da gente. Mas eu acho que o caminho é esse. O time vem tendo um comportamento que me deixa muito satisfeito”, avaliou. O técnico lamentou muito ter sofrido o empate com o São Paulo (2 a 2) com um gol já nos acréscimos, nesta semana pela Copa do Brasil.
Com pouco tempo, o técnico Pintado só mudará o time por questão física. Jogadores como Rafael Gava e Rodriguinho podem voltar ao meio-campo. No ataque, Elton e André Luís também são boas opções para o rodízio.
Pintado destacou que, com a sequência de jogos, a recuperação é fator-chave para repetir a boa atuação. “É importante que a gente recupere os atletas, pois o desgaste é muito grande e a intensidade alta. Precisamos recuperar, já que a cada 48 horas estamos viajando e jogando. Eles não são máquinas e a recuperação é muito importante”, pontuou.
FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE X CUIABÁ
JUVENTUDE – César; Rodrigo Soares, Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus; Yuri, Jadson e Óscar Ruiz; Guilherme Parede, Capixaba e Ricardo Bueno. Técnico: Eduardo Baptista.
CUIABÁ – Walter; João Lucas, Marllon, Alan Empereur e Uendel; Marcão Silva, Pepê e Valdívia; Felipe Marques, André e Everton. Técnico: Pintado.
ÁRBITRO – Paulo Roberto Alves Júnior (PR).
HORÁRIO – 18h.
LOCAL – Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS).