- Publicidade -
EsportesLivro 'Entre Linhas' traz mudanças táticas no futebol europeu nos últimos 30 anos

Livro ‘Entre Linhas’ traz mudanças táticas no futebol europeu nos últimos 30 anos

Livro ‘Entre Linhas’ traz mudanças táticas no futebol europeu nos últimos 30 anos

- Publicidade -

Enquanto o futebol brasileiro vai cada vez mais atrás de técnicos estrangeiros estudiosos, a editora Grande Área traz ao Brasil o livro Entre Linhas – de Ajax a Zidane, a construção do futebol moderno nos gramados da Europa mostrando as mudanças táticas que o futebol europeu passou nos últimos 30 anos. Da Holanda do início da década de 1990 até a Inglaterra, com a liga mais importante do mundo atualmente.

A obra de 440 páginas, originalmente intitulada Zonal Marking, é do jornalista inglês Michael Cox, referência na análise tática, e tem prefácio do comentarista Rafael Oliveira. Cox descreve e explica as principais mudanças táticas dos times e seleções europeias, com uma leitura simples e de fácil compreensão.

- Publicidade -

Ele aborda as diferentes tendências estabelecidas nesse período: a maior intensidade do jogo, a preocupação com a posse de bola e seu uso, as diferentes ocupações de espaço, a chegada ao ataque com muitos ou poucos passes, a utilização do falso 9, a pressão pós-perda da bola, dentre outras.

A obra é um estudo aprofundado que busca ajudar a entender o jogo e suscita reflexões também para exemplificar que para cada golpe surge um contragolpe. Apresenta a alternância de padrões táticos que influenciam o jogo, incluindo reinvenções ou readaptações de estratégias antigas.

A história do livro parte de 1992, ano em que ocorreram mudanças importantes no futebol do continente. A Inglaterra criou a Premier League, quando clubes formaram uma liga para organizar o Campeonato Inglês, e a Uefa promoveu a reformulação da Copa dos Campeões da Europa – hoje Liga dos Campeões.

Além disso, neste ano, houve a mudança da regra do recuo para o goleiro, um dos pontos de partida do livro. A qualidade do holandês Edwin van der Sar com os pés já no início dos anos 1990 chamava atenção quando seus colegas goleiros tinham pouca intimidade com a bola. Citando em especial o alemão Manuel Neuer, Cox destaca a importância dessa característica para os goleiros de hoje.

“‘Um dos primeiros a nos apresentar uma nova perspectiva foi Edwin van der Sar. Ele jogava muito com os pés e fez a posição evoluir para uma nova fase’, disse o goleiro campeão do mundo pela Alemanha, Manuel Neuer”.

O livro pincela alguns trechos sobre personagens brasileiros. Cita a influência do técnico Otto Glória no futebol português e também discute o trabalho de Luiz Felipe Scolari no comando das seleções brasileira e lusa. “No comando da seleção canarinho, ele declarou que os dias do futebol-arte haviam chegado ao fim; gostava de disciplina, encorajava seus times a cometerem faltas táticas e utilizava muitos jogadores de mentalidade defensiva em suas equipes”.

Já na análise sobre o domínio espanhol dos anos 2010, com a seleção e o Barcelona, o livro também expõe o impacto da vitória do time catalão sobre o Santos na final do Mundial de Clubes da Fifa de 2011, com goleada por 4 a 0. “O Barcelona jogou efetivamente em um 3-7-0, e o Santos simplesmente não conseguiu lidar com o rival. ‘Eles inventaram uma nova formação’, surpreendeu-se o técnico brasileiro Muricy Ramalho”.

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -
plugins premium WordPress