SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O São Paulo apresentou uma proposta para contratar o atacante Jonathan Calleri, de 27 anos. Apesar do fim do empréstimo com o Osasuna, da Espanha, o jogador ainda está vinculado ao Deportivo Maldonado, do Uruguai, que é gerido por um grupo de empresários.
A ideia do São Paulo é de contratar o atacante em definitivo. Calleri tem mais um ano e meio de contrato com os uruguaios e poderia assinar um pré-contrato com qualquer clube a partir do meio do ano que vem. A oferta do São Paulo aos agentes dele foi de adquirir uma parte dos direitos do jogador agora e começar a pagar em 2022.
No próximo ano, o São Paulo compraria o restante dos direitos e pagaria tudo até 2024. A ideia do clube é oferecer a Calleri uma alternativa duradoura no mercado. O time do Morumbi acredita que as chances de contratar o jogador aumentarão caso não apareça uma proposta com longa duração vinda da Europa. O jogador foi emprestado seis vezes desde que foi contratado pelo Deportivo Maldonado, sempre ficando um ano em cada clube.
A proposta salarial a Calleri foi de U$ 500 mil nos próximos seis meses, o que daria algo em torno de US$ 83,3 mil (R$ 421,5 mil) mensais.
O São Paulo vinha monitorando nos últimos meses a situação do jogador. Pesa a favor dele a identificação com a torcida. Calleri jogou no time do Morumbi por apenas seis meses, mas marcou 16 gols e foi importante na campanha da Libertadores, em que a equipe chegou na semifinal.
O desejo de ver o argentino novamente com a camisa do São Paulo é grande entre os torcedores. Em entrevista ao site “90min”, em março deste ano, Calleri aumentou a expectativa ao elogiar o técnico Hernán Crespo e afirmar que desejava voltar ao São Paulo “um dia”.
“Todo jogador gostaria de atuar com um grande técnico [como Crespo]. É uma figura importante no futebol e pode oferecer muito aos jogadores que estão no clube”, disse.
“O São Paulo foi o clube em que fui mais feliz e desfrutei do futebol. Quero voltar um dia. Seis meses que passaram voando. Foi onde eu me senti melhor. A torcida gostava de mim. A bola batia no meu joelho e entrava no ângulo. O jogador tem esses momentos na carreira, de contar com uma dose de sorte”, prosseguiu.
O São Paulo busca um centroavante para completar o elenco, que tem apenas Pablo como jogador de origem na função Eder tem desempenhado o papel com Crespo. Com uma situação financeira delicada, o clube espera oportunidades de mercado, como essa de Calleri, para investir.