O técnico Douglas Lorite convocou nesta segunda-feira oito atletas para compor a seleção brasileira masculina de basquete 3×3 que vai disputar a Copa América, entre os dias 12 a 14 de novembro, em Bayfront, Miami, nos Estados Unidos. O treinador manteve a base da equipe que disputou o Pré-Olímpico para os Jogos de Tóquio.
Lorite chamou Léo Branquinho, André Ferros, Fabrício Veríssimo, Jefferson Socas, William Weihermann, Felipe Santos, Jonatas Mello e Matheus Parcial. Deste grupo de oito jogadores, apenas quatro vão viajar para disputar a Copa América. Os demais estarão apenas nos treinos, entre 4 e 10 de novembro, no Rio de Janeiro.
“Vamos tentar dar continuidade ao que apresentamos no Pré-Olímpico, apesar de termos menos tempo de treinamento, mas pelo menos os atletas voltaram a competir, isso é bem importante para a preparação. Hoje, ocupamos a quarta colocação em relação aos favoritos, EUA, Canadá e Porto Rico, mas se apresentarmos o mesmo jogo que fizemos no Pré, acredito que conseguimos um pódio nesta competição”, comentou o treinador.
A seleção brasileira fez boa apresentação na competição que deu vaga para a primeira participação da modalidade em uma Olimpíada. Mas não conseguiu a vaga. O time nacional não estava entre os favoritos para buscar a classificação.
A Copa América será uma nova oportunidade para a seleção mostrar evolução. O time vai competir no Grupo C na primeira fase, contra Chile e um país da qualificatória B, que tem Guatemala, Barbados e Aruba na disputa. Na primeira fase, os dois melhores de cada grupo avançaram para as quartas de final. Os dias e os horários dos confrontos ainda não foram definidos.
Confira a lista dos oito convocados:
André Ferros – SPDC-SP
Léo Branquinho – SPDC-SP
Jonatas Mello – SPDC-SP
Fabrício Veríssimo – Sodiê Salgados/Mesquita/LSB-RJ
Jefferson Socas – APAB Blumenau-SC
William Weihermann – Basquete Joinville-SC
Matheus Parcial – SPDC-SP
Felipe Santos – Rio Preto 3×3-SP