O Oscar de melhor canção original em 2022 contará com duas cantoras bastante populares na disputa, Beyoncé e Billie Eilish, respectivamente com Be Alive e No Time to Die, dos filmes King Richard: Criando Campeãs e 007: Sem Tempo Para Morrer. Down to Joy, de Van Morrison, faz parte da trilha sonora de Belfast, e Somehow You Do, de Quatro Dias com Ela, interpretada por Diane Warren. Há ainda Dos Oruguitas, da animação infantil Encanto, interpretada por Lin-Manuel Miranda.
A categoria já premiou diversas músicas conhecidas do público e proporcionou apresentações memoráveis durante a cerimônia. Relembre abaixo 10 canções que triunfaram na categoria e marcaram época. Em seguida, ouça às candidatas desta edição do Oscar, que ocorre no próximo domingo, 27.
Somewhere Over The Rainbow – O Mágico de Oz (1939)
Clássico que já foi regravado pelas mais diversas vozes, incluindo versões em português com a letra “além do arco-íris”, a música foi entoada por Judy Garland, a Dorothy do filme baseado na obra de L. Frank Baum.
Raindrops Keep Fallin’ on My Head – Butch Cassidy (1969)
A música composta por Burt Bacharach e Hal David e cantada por B. J. Thomas faz parte da trilha do filme sobre os foras da lei interpretados por Paul Newman e Robert Redford. Levou a estatueta em 1970.
Fame – Fama (1980) + What a Feeling – Flashdance (1984)
A cantora Irene Cara emplacou duas canções dançantes premiadas pela Academia na década de 1980. Com Fame, protagonizou o filme homônimo, já What a Feeling ficou eternizada pelas cenas de dança estreladas pela atriz Jennifer Beals.
Eye Of The Tiger – Rocky III (1983)
A introdução da música do grupo Survivor se tornou sinônimo de lutas de boxe graças à presença no filme Rocky III, clássico que teve Sylvester Stallone como protagonista.
(I’ve Had) The Time of My Life – Dirty Dancing: Em Ritmo Quente (1987)
Cantada por Bill Medley e Jennifer Warnes, a música levou o Oscar de melhor canção original em 1988 emplacada pelas cenas de dança do casal vivido por Patrick Swayze e Jennifer Grey.
My Heart Will Go On – Titanic (1998)
O refrão “Near/Far/Wherever you are” na voz de Céline Dion tocou em diversas rádios e até ganhou uma versão brasileira de sucesso pela dupla Sandy e Junior. Foi um dos onze prêmios (entre as 14 indicações) recebidas pelo longa sobre o naufrágio estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet.
You’ll Be In My Heart – Tarzan (2000)
A música de Phil Collins marcou uma época em que os filmes da Disney emplacaram diversas indicações e vitórias na categoria de canção original. Entre 1989 e 2001, A Pequena Sereia, A Bela e a Fera, Alladin, O Rei Leão, Pocahontas, Tarzan e Monstros S.A. levaram a estatueta na categoria musical.
Lose Yourself – 8 Mile: Rua das Ilusões (2002)
O drama protagonizado por Eminem rendeu o prêmio de melhor canção original em 2003, quando o rapper não compareceu à cerimônia para se apresentar por discordar do pedido de uma versão mais “leve” da letra por parte da organização. Anos depois, em 2020, o cantor subiu ao palco da premiação e se apresentou.
Shallow – Nasce Uma Estrela (2018)
O dueto entre Lady Gaga e Bradley Cooper tocou exaustivamente nas rádios e rendeu uma apresentação memorável durante a festa do Oscar em 2018.
Oscar de melhor canção original em 2022
Ouça abaixo às músicas que disputam a categoria neste ano:
Beyoncé – Be Alive (Original Song from the Motion Picture “King Richard”) (Official Lyric Video)
Billie Eilish – No Time To Die
Van Morrison – Down to Joy (Official HQ Audio) [from “Belfast”]
Reba McEntire – Somehow You Do (From The Motion Picture Four Good Days)