SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – “Schmigadoon!” é um daqueles programas que uma parte dos telespectadores -a maior parte, suspeito- vai achar insuportável. Um outro pedaço do público não vai nem ver para tirar sua própria conclusão. E uma fatia dos telespectadores, uma fatia menor e bem específica, povoada por gente com algum conhecimento e um grande interesse pelos musicais da Broadway, vai adorar.
Só de explicar a trama central, bem simples, aposto que essa resenha já vai fazer alguns abandonarem a leitura e outros correrem para saber mais sobre a minissérie de seis episódios, de mais ou menos 30 minutos cada, que já tem três disponíveis (os que foram vistos para embasar esta resenha) e terá um novo a cada sexta-feira, pelas próximas três semanas.
Um casal de médicos, interpretados pelos incríveis atores e comediantes Cecily Strong (indicada duas vezes ao Emmy por “Saturday Night Live”), no papel de Melissa, e Keegan-Michael Key (vencedor do Emmy por “Key and Peele”), como Josh, estão juntos há alguns anos e começam a perceber os primeiros sinais de desgaste no relacionamento. Então decidem fazer um retiro de casais para se reconectar um ao outro.
Mas os dois se perdem do grupo e chegam a uma cidade mágica, chamada Schmigadoon, que vive como se estivesse em um musical da Broadway dos anos 1940. E logo descobrem que não conseguem sair de lá até encontrarem o amor verdadeiro, como lhes informa um duende, interpretado por Martin Short, sem dar mais detalhes a respeito de como podem comprovar a veracidade do sentimento.
Todo o cenário é propositadamente falso, as personagens são quase todas arquetípicas, os figurinos são óbvios, os diálogos são impraticáveis de tão inocentes e qualquer coisinha vira gancho para o elenco inteiro se jogar em um número musical, com canções e coreografias originais, mas não das melhores. Da chegada dos “turistas” à dúvida de Melissa a respeito de um prato típico sugerido pela garçonete, tudo vira motivo de dança e cantoria. Para surpresa de Melissa, que se diverte cada vez que começa a ouvir os primeiros acordes, e horror de Josh, que tem ódio do gênero.
Mas aquela fatia do público que se interessa pelo tema -e não abandonou a resenha até aqui- já deve ter desvendado o golpe de mestre dos criadores de “Schmigaddon!”, Cinco Paul e Ken Dario -da série de filmes “Meu Malvado Favorito”, cujo quarto longa-metragem foi anunciado recentemente. Tudo nesse roteiro faz referência ou é uma piada interna relacionada aos musicais da Broadway. Uma curiosidade: todos os seis episódios são dirigidos por Barry Sonnenfeld (“Homens de Preto”, “A Família Adams”), que já declarou que odeia musicais.
A começar pelo título, uma versão apatetada de “Brigadoon”, um musical dos anos 1940, escrito pelo americano Alan Jay Lerner (1918-1986), com músicas do alemão Frederick Loewe (1901-1988), em que um casal de turistas americanos encontra, por acidente, uma cidadezinha perdida na Escócia que só aparece uma vez a cada cem anos.
O elenco, aliás, é repleto de estrelas da Broadway, como Aaron Tveit como Danny Bailey, o solteirão perigoso da cidade, Ariana DeBose no papel de Emma, a diretora da escola, e Jaime Camil como o enigmático Dr. Lopez, além de algumas também conhecidas por trabalhos na TV, como Kristin Chenoweth (a April Rhodes, de “Glee”) e Jane Krakowski (a Jena Maroney de “30 Rock”). Fred Armisen (“Saturday Night Live”, “Portlandia”) diverte como o reverendo Layton, e Alan Cumming (“X-Men 2”) está divino como o prefeito da cidade, o senhor Menlove, obviamente gay mas eternamente no armário.
“Schmigaddon!” também faz piada com os estereótipos comuns à época -e alguns que insistem em se arrastar até hoje- como os papéis femininos superficiais, em que as personagens só existiam para dar função aos homens da história. Até a reação de Melissa e Josh faz referência à tradicional preferência das mulheres em relação aos musicais, em oposição ao clássico horror dos homens, principalmente os heterossexuais.
Resumo da ópera: para se posicionar em relação a “Schmigaddon!” sem correr o risco de se irritar profundamente no percurso, você vai ter que ser sincero a respeito de seus gostos e suas preferências. Quem ama de verdade, amará.
SCHMIGADOON!
Avaliação: bom
Onde: Disponível no Apple TV+
Elenco: Keegan-Michael Key, Cecily Strong e Alan Cumming
Produção: EUA, 2021
Criação: Ken Daurio e Cinco Paul