- Publicidade -
CotidianoMoradores reclamam de infestação de cobras em condomínio 

Moradores reclamam de infestação de cobras em condomínio 

Condomínio no Parque Orlanda I, em Piracicaba, tem aparições frequentes do réptil, que sai de uma APP (Área de Preservação Permanente)

- Publicidade -

Os moradores de um condomínio em Piracicaba têm reclamado do surgimento de cobras peçonhentas ao redor e dentro do espaço residencial. O local em questão é o condomínio Piracicaba 3, que fica localizado no Parque Orlanda I e tem mais de 400 apartamentos. 

Eles alegam que os animais estão surgindo a partir de uma APP (Área de Preservação Permanente) que fica próxima e cobram uma assistência por parte da Prefeitura em relação ao espaço com vegetação alta e lixo acumulado.

- Publicidade -

Infestação de cobras em condomínio 

A síndica do condomínio, Cláudia Oliveira, conta que o problema já é comum e acontece com muita frequência. Só na semana passada, três cobras foram encontradas dentro do condomínio. 

Cássia Oliveira, que mora no condomínio há oito meses, se preocupa com o aparecimento do réptil na região. “As crianças às vezes estão a caminho da escola e percebem cobras ao redor. Dá medo. É perigoso”, afirma. 

A reportagem da EPTV Campinas foi até a APP apontada e registrou muito lixo acumulado no matagal. O ambiente acabou se tornando propício para o aparecimento das cobras, assim como de outros animais peçonhentos e transmissores de doenças, como escorpiões e o mosquito da dengue. 

Adriano, zelador do residencial, já achou cobras em diversos pontos do condomínio. “As cobras ficam circulando em volta dos blocos”, conta. 

Aumento nos ataques 

Em 2023, a região de Piracicaba teve um aumento de mais de 90% nos casos de ataques de animais venenosos. Foram 5,3 mil ataques, de acordo com dados do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo. Ao todo, 71 destas ocorrências correspondem a picadas de serpentes. 

- Publicidade -

O pesquisador científico do Museu Biológico do Instituto Butantan e especialista em répteis e anfíbios, Giuseppe Puorto, explica que o crescimento das cidades e a perda de vegetação natural contribui para que esse tipo de animal comece a aparecer no ambiente urbano. 

“Conforme ela [a vegetação] vai diminuindo, as serpentes e todos os animais silvestres começam a ter problemas de sobrevivência. Então, eles precisam se movimentar muito mais a procura de abrigo e alimento”, afirma. 

O que diz a Prefeitura? 

Em resposta à EPTV Campinas, a secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente afirmou que o lixo é jogado em um ponto de descarte irregular e, mesmo assim, a limpeza é feita constantemente. Em relação ao mato, a secretaria vai mandar uma equipe ao local e programar o serviço. 

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON CAMPINAS

Centros de Saúde iniciam atendimento estendido a partir de hoje; veja unidades

Homem coloca fogo em apartamento após brigar com filho em Campinas

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -