- Publicidade -
CotidianoNova carteira de identidade começa a ser emitida em São Pedro; veja local

Nova carteira de identidade começa a ser emitida em São Pedro; veja local

Documento pode ser emitido no Poupatempo. Cidadão tem até 2032 para solicitar a nova carteira

- Publicidade -

A CIN (Carteira de Identidade Nacional) já começou a ser emitida em São Pedro. Com a nova carteira de identidade, o RG vai ser extinto e haverá apenas um número de registro em todo o território nacional, que será o CPF. Todo cidadão deverá solicitá-la e tem até fevereiro de 2032 para realizar o processo (veja abaixo como).

A nova carteira de identidade pode ser emitida no Poupatempo de São Pedro, que fica na Avenida dos Imigrantes, 688. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 13h.

- Publicidade -

A emissão de forma definitiva começou no último dia 27 de dezembro. Antes, a carteira estava sendo expedida apenas em alguns postos de identificação da capital, em fase de testes.

Como solicitar a nova carteira de identidade em São Pedro

  • O cidadão deve agendar um horário no Portal do Poupatempo de São Paulo (clique aqui) ou diretamente na unidade;
  • O cidadão deve apresentar certidão de nascimento ou certidão de casamento, em caso de mudança de nome após o matrimônio, além de algum documento que comprove o número do CPF;
  • Não é mais necessário levar foto para a emissão da identidade. Uma nova fotografia é tirada na hora, pela própria equipe do posto de identificação.

Validade

A nova CIN terá prazo de validade de 10 anos para todas as pessoas entre 12 e 59 anos de idade. Para aquelas de 0 a 11, o prazo é de 5 anos. Para os com 60 ou mais, não há vencimento.

Apesar disso, a orientação é de solicitação da nova identidade para todas as pessoas, independente da idade.

A renovação da carteira após o fim do prazo de validade é gratuita. Em caso de perda ou extravio, haverá cobrança de taxa.

Saiba mais sobre a nova carteira de identidade

A partir do novo padrão, independentemente do estado da federação em que o cidadão solicite o documento, ele terá o número do CPF como seu número de RG. Esta mudança reduzirá a possibilidade de fraudes e inconsistências nas informações.

- Publicidade -

Outra inovação importante é a disponibilidade da versão digital do documento no wallet do gov.br, a partir da impressão do documento físico. O nome social também poderá ser incluído, mediante solicitação do requerente.

Além disso, outras mudanças também serão implementadas. A carteira de identidade passará a conter um código internacional que o torna um documento de identificação em viagem, o código MRZ (Machine Readable Zone) e informações sobre doenças poderão ser incluídas na versão física do documento.

O número de outros documentos também poderá ser incluído, como CTPS, Pis/Pasep e o Título de Eleitor, mas essas informações estarão disponíveis apenas na versão digital do documento.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON CAMPINAS

Vôlei Renata: veja como garantir ingressos para semifinal

Primeiro frio do Outono no interior de SP chega nesta semana

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -