- Publicidade -
brasilemundoCandidatos à Presidência do Peru aparecem empatados em boca de urna

Candidatos à Presidência do Peru aparecem empatados em boca de urna

- Publicidade -

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) – Depois de uma apuração apertada para decidir os dois nomes que disputariam a Presidência do Peru no segundo turno, Keiko Fujimori e Pedro Castillo aparecem empatados na pesquisa de boca de urna divulgada logo após o fechamento das urnas neste domingo (6).

Segundo o instituto Ipsos, a direitista Keiko, 46, tem 50,3% dos votos, contra 49,7% do esquerdista Castillo, 51, que chegou à frente no primeiro turno. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

- Publicidade -

Em um longo dia de votação, com urnas abertas por 12 horas e divisão dos eleitores em faixas de horário para evitar aglomerações devido à pandemia de coronavírus, os candidatos baixaram o tom dos ataques que vinham trocando até aqui.

O discurso comedido destoou daquele visto na campanha eleitoral, em que houve troca de farpas e ameaças mútuas.

Keiko afirmava que Castillo significaria o caminho do Peru para se transformar na Venezuela, e Castillo dizia que a adversária seria uma continuação da gestão cheia de abusos de direitos humanos como foi a de seu pai, Alberto Fujimori (1990-2000).

Como é tradição no país, ambos os candidatos realizaram os cafés da manhã eleitorais, em que se reúnem com apoiadores e familiares antes da jornada de votação. Keiko preferiu fazê-lo num dos bairros mais pobres de Lima, San Juan de Lurigancho, ao ar livre.

A direitista prometeu respeitar o resultado, diferentemente de outros anos, em que fez acusações de fraude. Ela já foi candidata em 2011 e em 2016, perdendo ambas as vezes no segundo turno. “Não sabemos qual será o resultado, mas, seja qual for, ratifico nosso compromisso de respeitar a vontade popular, de dizer que será a decisão que nosso país defina se tenho que servir como presidente do Peru ou como uma simples cidadã”, afirmou.

- Publicidade -

Já Castillo, numa mesa ao ar livre, diante de sua casa em Cajamarca, também repetiu que aceitará os resultados. “Vamos respeitar a democracia. Estamos aqui para nos apresentar para tentar oferecer uma solução para os problemas do Peru. Não apenas quero reafirmar que respeitarei resultados, mas também gostaria de pedir tranquilidade a todos”, afirmou.

Keiko votou no fim do dia, em Surco, enquanto Castillo o fez pela manhã, em Tacabamba.

Ainda sem números oficiais de comparecimento às urnas, emissoras locais de televisão afirmavam que muitas mesas de votação tiveram um público escasso. A pandemia e o fato de ambos candidatos terem alta rejeição podem ser parte da explicação.

A expectativa é a de uma apuração dos votos acirrada —segundo a pesquisa mais recente, realizada pelo instituto Ipsos, Castillo somava 51,1% das intenções, e Keiko, 48,9%, um empate técnico, já que a margem de erro era de 2,5 pontos percentuais.

Houve poucos incidentes envolvendo figuras públicas neste domingo. O controverso líder do Peru Libre, partido de Castillo, Vladimir Cerrón, apareceu para votar com uma camiseta da legenda —branca, com gola e bolsos vermelhos—, coberta por uma jaqueta. Isso fere a lei eleitoral e foi denunciado por militantes do fujimorismo. Cerrón é investigado por corrupção, assim como a própria Keiko.

O presidente peruano, Francisco Sagasti —o quarto a ocupar o cargo no atual mandato— votou cedo, às 8h, em Lima, e pediu calma durante a apuração dos resultados. O mandatário afirmou que até seu último dia do cargo irá cumprir a promessa de uma transição pacífica. Também pediu “respeito ao resultado eleitoral” por parte dos dois candidatos.

O vencedor do pleito assume em 28 de julho, dia do bicentenário da independência do país.

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -
plugins premium WordPress