- Publicidade -
CotidianoCom estrutura obsoleta, HC-UE de Ribeirão sofre com sobrecarga

Com estrutura obsoleta, HC-UE de Ribeirão sofre com sobrecarga

Hospital das Clínicas espera transferir Unidade de Emergência para área de fácil acesso na zona Sul de Ribeirão Preto

- Publicidade -

Hospital das Clínicas, unidade de emergência (Foto: Arquivo / ACidade ON)

 
O superintende do Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto Benedito Carlos Maciel afirmou que a estrutura da Unidade de Emergência, que fica na rua Bernardino de Campos, no Centro, já está obsoleta e não comporta o fluxo de atendimentos necessário na cidade. 

- Publicidade -

LEIA MAIS – Prefeitura pede nova unidade do HC em Ribeirão Preto
 
Atualmente são 177 leitos na Unidade de Emergência do HC. O superintende afirma que a proposta para nova unidade pode ampliar a capacidade para até 600 leitos, o que poderia suportar a demanda de Ribeirão Preto por “muitos anos”.  

Benedito diz que essa ampliação não precisaria ser imediata, mas realizada ao longo do tempo. “Já estamos em uma situação muito difícil”, disse.
 
Na última terça-feira (12), foi enviado um ofício em conjunto assinado por professores da USP (Universidade de São Paulo) e da prefeitura ao governo estadual para construção de uma nova unidade em um terreno na zona Sul, entre as avenidas Adelmo Perdizza e Independência, próximo do Anel Viário.  

“Essa proposta nasceu de uma avaliação há dois anos e meio para que fosse analisada a nossa situação e a sobrecarga. A partir dessa avaliação, fizemos uma proposta no conselho da região metropolitana para que pudesse ser localizado um local de mais fácil acesso”, afirma o superintendente.  

De acordo com Benedito Maciel, a Unidade de Emergência trabalha, atualmente, com 120% a 150% de sobrecarga. Por conta da pandemia, a proposta não caminhou e agora foi colocada em discussão com o envio do ofício do prefeito Duarte Nogueira (PSDB) ao governo estadual.  

“A Unidade de Emergência no Centro fica em um local não muito adequado, não tem como chegar de helicóptero, por exemplo, além de enfrentar problemas com o trânsito, de difícil acesso”, pontua.  

- Publicidade -

O superintendente afirma que a ideia é que a estrutura da Unidade de Emergência seja transferida por completo para o novo local, e o prédio do Centro entraria em um processo de discussão sobre o que deve ser feito.
 

O superintendente do HC de Ribeirão Preto, Benedito Maciel (Foto: reprodução)

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -