- Publicidade -
Conteúdo patrocinadoBild VittaEmpreendedor não é super-homem
Imagem Patrocinio

Empreendedor não é super-homem

Painel no Silicon Valley Web Conference debateu perfil do empreendedor corporativo e do mercado e suas competências dentro da agenda do estande da Bild e Vitta

Anote aí: o empreendedor tem um certo padrão de comportamento, mas age e atua de acordo com suas individualidades, e o mais importante: ele não é “super-homem”. As características atribuídas a pessoas empreendedoras foram traçadas e expostas durante um painel realizado no Silicon Valley Web Conference, nesta terça-feira (13).

O debate, que teve transmissão online ao vivo, faz parte da programação do estande virtual montado pelo grupo empresarial formado pela Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora na feira internacional que acontece durante este mês de outubro em ambiente virtual acessado no https://www.startse.com/svwc/svwc-bildvitta .

- Publicidade -

A Bild e Vitta é co-realizadora, junto com a StartSe, deste, que é o maior e mais importante evento sobre construtech, inovação, tecnologia e empreendedorismo da América Latina.

Intermediado por Marina Martini, analista de pessoas e gestão, que faz parte do time de inovação e expansão da Bild e Vitta, o painel contou com as participações de Mauro Pedro Lopes, diretor executivo da SBDE (Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Empreendedor), e Victor Xavier, gerente de Aceleração de Negócios da Endeavor, organização que está entre as referências mundiais em empreendedorismo de alto impacto.

Lopes disse que gosta de afirmar que “empreendedor não é super-homem” para deixar claro que não é preciso ter superpoderes para empreender com sucesso. Para elucidar, ele cita que pesquisas apontam que um chamado empreendedor nato está em apenas 3% da população.

“Não adianta ficar tristinho. Essas pessoas que a gente tem como grande referência, que estão todos os dias na mídia, que são empreendedores de grande impacto, estão em somente 3% da população. A boa notícia fica por conta de que os outros 97% podem, sim, aprender a ter uma postura empreendedora frente às oportunidades que surgem na vida dela”, disse.  

Desta forma, segundo ele, é possível, ao longo de um processo de aprendizagem, se tornar mais protagonista, ter mais iniciativa e, consequentemente, ter um comportamento mais empreendedor.

- Publicidade -

DIFERENTES PERFIS DE EMPREENDEDORES  

Sobre as dessemelhanças envolvendo perfis de empreendedores, Lopes afirmou que “cada um empreende a seu modo e é um empreendedor único, mas possui um certo padrão de comportamento”.  

Endossando o diretor executivo da SBDE, Xavier disse que, com base na realidade da Endeavor, é perceptível que realmente há um padrão, mas que são vários os caminhos e os tipos de empreendedores.

“O que cada pessoa teve de acesso vai moldar o tipo de profissional, de empreendedor, que aquela pessoa vai ser.” 

Como exemplo, ele cita que assim como há o empreendedor que parte de uma carreira em uma multinacional recheada de experiências empreendedoras, há também, por exemplo, aquele que sai direto do banco de uma faculdade, ou ainda o que sequer termina um curso e já empreende.

Além dos acessos diferentes, ele cita que as ambições individuais também são determinantes para traçar o tipo de empreendedor que o mercado receberá.

Ainda dentro da missão de apresentar o perfil de quem empreende, Lopes reforça que o negócio do empreendedor é uma projeção de sua própria personalidade.

“Não só o ambiente, não só a condição econômica, mas principalmente o tipo de personalidade dessa pessoa é que vai se adequar ao modelo de negócio dela, ao que será o seu empreendimento.” 

EMPREENDEDOR X EMPRESÁRIO  

Um dos pontos bastante esclarecedores do painel virtual foi quando Lopes afirmou que para começar a entender o perfil de um empreendedor, primeiro é preciso ter em mente a clara diferença deste com um empresário.

“O empresário é todo aquele que tem um CNPJ. Se você abrir uma empresa, não importa o tamanho, você é um empresário. Já o empreendedor tem uma característica muito diferente. É um indivíduo que tem uma atitude frente ao mercado de trabalho. Ele acaba empreendendo através de um negócio próprio ou, muitas vezes, dentro de uma organização quando esta cria condições e ambiente para isso”, disse, completando que uma pessoa pode ter sido levada a abrir um negócio por uma “força de circunstância”, ao passo que um empreendedor tem uma atitude diferente, proativa. 

Outra característica destacada pelos palestrantes é que um verdadeiro empreendedor tem uma motivação para realização que o leva, não a simplesmente fazer, mas a fazer algo grande, bonito, diferenciado.

“Ele tem que ser melhor do que ele foi ontem. Tudo isso a gente chama de motivação e realização, atingir um objetivo e trazer um resultado. A partir daí, tem uma forte questão de protagonismo. Independente do meio em que ele se encontre, ele acredita que pode atuar. O empreendedor transforma a economia”, afirmou Lopes.  

ACOMPANHE O SILICON VALLEY WEB CONFERENCE  

O bate-papo completo do painel “Perfil Empreendedor –corporativo e do mercado– e suas competências”, as ações empreendidas pela Bild e Vitta em seu estande virtual e a programação completa do evento podem ser conferidos no site oficial: https://www.startse.com/svwc/svwc-bildvitta .

A participação no Silicon Valley Web Conference é livre e gratuita para qualquer pessoa. Basta acessar o endereço eletrônico acima e preencher os dados solicitados no cadastramento.

Em seguida, um link de compartilhamento é gerado e o inscrito tem ainda a oportunidade de convidar amigos (via compartilhamento), acumular pontos e concorrer a prêmios que incluem até uma viagem com tudo pago para o Vale do Silício, nos Estados Unidos.

- Publicidade -
bildvitta
bildvitta
Moderna incorporadora e construtora com sedes no interior de São Paulo. Conheça nossos imóveis em Ribeirão Preto, Bauru, Araraquara, Franca, Piracicaba e São José do Rio Preto!
OUTROS CONTEÚDOS
- Publicidade -