- Publicidade -
Conteúdo patrocinadoPrefeitura de BarretosPrimeira Casa SP Afro Brasil do Estado é implantada em Barretos
Imagem Patrocinio

Primeira Casa SP Afro Brasil do Estado é implantada em Barretos

Reconhecimento e valorização da história e cultura afro-brasileira, enfrentamento ao racismo religioso

A Estância Turística de Barretos foi a cidade escolhida para a instalação da primeira Casa SP Afro Brasil do Estado de São Paulo. Inaugurada 22 de novembro de 2022, em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a parceria com o Governo Estadual tem como objetivo o reconhecimento e valorização da história e cultura afro-brasileira, promoção de políticas públicas de desenvolvimento social e econômico, justiça, enfrentamento ao racismo religioso, institucional e estrutural.

A Casa SP Afro Brasil é uma iniciativa que está alinhada aos objetivos da Década Internacional de Afrodescendentes (2015 2024), proclamada pela Assembleia Geral da ONU e tem como tema o Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento. Segundo dados do IBGE e da Fundação SEADE, o estado de São Paulo possui 18.533.962 pretas e pardas, o que corresponde a 40,4% da população paulista. A Casa SP Afro Brasil é fundamental para promoção da equidade racial no estado.

- Publicidade -

Para Francisco Salviano Miranda, o “Tico”, coordenador do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPI), ter em Barretos a primeira Casa SP Afro Brasil do Estado é motivo de alegria, pois mostra o interesse da cidade pela questão racial.

“Temos agora em nossa cidade um espaço dedicado à luta da comunidade afro. Um centro de preservação da nossa cultura e, acima de tudo, de fortalecimento para as ações de enfrentamento ao racismo”, enfatizou. 

Casa SP Afro Brasil Barretos

Foto: Divulgação: Prefeitura de Barretos
Foto: Divulgação: Prefeitura de Barretos

Sob gestão do município, nesses primeiros meses desde a inauguração, a Casa Afro já se consolida como espaço de participação da comunidade, realizando atividades aos finais de semana e à noite e cursos. Por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) já foi realizado o curso de embutidos e a próxima atividade será o de artesanato em cabaças. O objetivo com essas ações é promover o compartilhamento de cultura e tradições e estimular a economia criativa, podendo ser uma nova forma de fonte de renda para os participantes.

As inscrições para o próximo curso podem ser realizadas na própria Casa SP Afro, de segunda a sexta-feira das 8 às 12h e das 13 às 17h, até o dia 5 de abril. Para se inscrever, é preciso ter a partir de 18 anos e ensino fundamental completo. Para mais informações, é possível entrar em contato com Gabrielly, pelo WhatsApp: (17) 98170-6850.

- Publicidade -
Foto: Divulgação: Prefeitura de Barretos
Foto: Divulgação: Prefeitura de Barretos

Serviço 

Assunto: Curso de Artesanato em Cabaças – Gratuito
Período: 11 a 14 de abril, das 8 às 17h, com intervalo das 12 às 13h.
Local das inscrições e das aulas: Casa Afro Barretos – Rua Clarice das Dores Rodrigues, nº. 300, Bairro Novo Jockey.
Inscrições até 5 de abril de 2023: 2ª a 6ª-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h.
Requisitos para inscrição: Maiores de 18 anos; ensino fundamental completo, cópias de RG, CPF e comprovante de endereço.

Prefeitura da Estância Turística de Barretos 

www.barretos.sp.gov.br
(17) 3612-2000

- Publicidade -
OUTROS CONTEÚDOS
- Publicidade -