- Publicidade -
Conteúdo patrocinadoVida UtilMEC comprova: curso de medicina da Barão de Mauá é o melhor da região de Ribeirão Preto

MEC comprova: curso de medicina da Barão de Mauá é o melhor da região de Ribeirão Preto

Medicina da Barão de Mauá ficou em 13º lugar no Estado de São Paulo

Divulgação

Alunos de medicina da Barão de Mauá no Laboratório de Anatomia Tridimensional

O curso de medicina da Barão de Mauá foi considerado o melhor da região de Ribeirão Preto, segundo a divulgação do CPC (Conceito Preliminar de Curso) pelo MEC. A avaliação é um dos principais indicadores de qualidade dos cursos de graduação da educação superior brasileira.

- Publicidade -

O resultado classificou o curso da Barão como o 13º melhor do Estado de São Paulo e um dos 50 melhores cursos de medicina do País entre os avaliados, incluindo instituições estaduais e federais. A Instituição recebeu conceito 4 em uma escala que vai de 1 a 5.

O CPC é divulgado após a realização do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação ingressantes e concluintes.

Além do desempenho no Enade, são levados em consideração para compor o CPC a diferença entre os desempenhos observado e esperado, a avaliação do corpo docente, além de dados obtidos pelo questionário do estudante relativos à infraestrutura e instalações físicas, organização didático-pedagógica e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.
A reitora da Barão, professora doutora Dulce Guimarães, considera que o resultado obtido vem para reafirmar a excelência do ensino empregado na instituição.
“Este conceito, que coloca nosso curso em posições tão destacadas, resulta de um conjunto de situações extremamente positivas, dentre elas a gestão e atuação competentes da coordenação e do corpo docente, a formação de qualidade garantida adquirida pelos estudantes, infraestrutura constantemente atualizada, com tecnologia de ponta e desenvolvimento de programas de extensão consistentes.”
E completa: “Além de orgulhosos pelo excelente conceito alcançado, sentimo-nos fortemente estimulados a buscar resultados cada vez mais favoráveis”.
“Recebo com alegria a nota 4 do CPC. Trabalhar em condições favoráveis de ensino médico e poder contar com docentes altamente qualificados e tecnologias de apoio ao ensino de última geração são a base para formação de bons profissionais”, declarou o professor doutor Ricardo Lessa, coordenador do curso de medicina da Barão.

Desafios não param

Lessa acrescenta que os desafios não param e estão sempre se renovando. “Sabemos que formar bem o profissional médico que seja competente em atender as necessidades de saúde básicas da população, comprometido com as políticas públicas de saúde e formado em princípios éticos e morais não é tarefa simples. Todos os investimentos em estrutura física, tecnologias de ensino e em capacitação docente formam um conjunto de ações que temos apostado para trazer à realidade do ensino todos os possíveis cenários de prática que o futuro médico encontrará quando ingressar no mercado de trabalho”, destacou.

Prática desde cedo
O estudante Pedro Henrique Borges e Silva, 24, acaba de concluir o quarto ano de medicina na Barão de Mauá e já elogia os cenários de prática trazidos pelo Centro Universitário, dois anos antes de terminar a graduação.
“O curso proporciona contato direto com os pacientes, além de outras práticas que fazem parte da rotina médica. Os alunos estão sempre com a mão na massa, ao lado de médicos e profissionais de enfermagem, já que ninguém trabalha sozinho”, pontuou.

Divulgação

- Publicidade -
Alunos da Barão durante aula no Laboratório de Habilidades Médicas


Cursos

O Centro Universitário Barão de Mauá ainda teve outros cursos na área da Saúde que se destacaram na avaliação: enfermagem, fisioterapia e medicina veterinária. Os três cursos foram classificados como bons e receberam conceito 4.
 

- Publicidade -
OUTROS CONTEÚDOS
- Publicidade -