- Publicidade -
CotidianoRibeirão Preto apresenta projeto de restauração do Museu do Café

Ribeirão Preto apresenta projeto de restauração do Museu do Café

Obra está orçada em R$ 15 milhões e prevê a construção de um novo prédio e de uma praça para eventos; projeto prevê a reforma do completo, que conta com o Museu Histórico

- Publicidade -

  

A Prefeitura de Ribeirão Preto apresentou, nesta quinta-feira (16), o projeto para restauração do complexo dos museus Histórico e do Café, na zona Oeste da cidade. A obra prevê o investimento de R$ 15 milhões, já que é prevista a construção de um prédio de apoio, que abrigará uma praça para eventos. 
  
Segundo o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), após a apresentação do projeto executivo, o município vai iniciar a captação de recursos para o financiamento da obra, que tem previsão para ser concluída em até dois anos depois do início do trabalho.  

- Publicidade -

“Nós estamos trabalhando as fontes de financiamento e, na próxima semana, nós devemos ter outras novidades para apresentar, incluindo, as fontes que estamos buscando para o financiamento desse restauro”, disse.  

O projeto é assinado pelo escritório Corsi Arquitetura e Construções LTDA. O representante da empresa no anúncio, Moacyr Corsi, disse que o prédio de apoio que será construído servirá como reserva técnica do museu. O edifício terá três andares e uma praça coberta para eventos, que será conectada ao museu.  

A iniciativa pretende levar para o novo espaço os eventos que ocorriam no Museu do Café. O local contará com banheiros e espaço para um café. Além disso, a secretária de Cultura de Ribeirão Preto, Isabella Pessoti, disse que há a expectativa que o novo espaço possa atrair novas ações culturais.  

O espaço  

Depois de finalizado, o complexo dos museus do Café e Histórico contará com 4,5 mil metros quadrados de área construída. Além dos prédios dos museus e da reserva técnica, o espaço vai contar com a Casa do Colono, o coreto, um belvedere, jardins e um estacionamento para visitantes.  

Longa espera  

Os museus Histórico e do Café estão fechados desde março de 2016, quando parte do teto do primeiro desabou. O madeiramento atingiu o primeiro órgão da Catedral de Ribeirão Preto.  

- Publicidade -

Tanto o Museu do Café (inaugurado em janeiro de 1955), quando o Museu Histórico (março de 1951) ficam ao lado do complexo que abriga o campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).  
 
Em janeiro de 2019, a Justiça de Ribeirão Preto determinou que a reforma dos museus fosse realizada no prazo de dois anos. Isso porque, foi considerado que os problemas do local tinham necessidade de ser resolvidos com urgência.  

No ano anterior, a prefeitura anunciou a parceria com um centro universitário da cidade para que fosse realizado um levantamento sobre as necessidades de reforma do espaço. O projeto foi entregue em 2019.   

Em seguida, a administração municipal abriu uma licitação para reforma do complexo de museus, mas o certame foi anulado em maio de 2020. 
 

Projeto de restauração do complexo dos Museus Histórico e do Café de Ribeirão Preto (Foto: Divulgação)

- Publicidade -
Avatar
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -