- Publicidade -
CotidianoCanil da GCM prepara filhotes para atuação nas ocorrências em Ribeirão

Canil da GCM prepara filhotes para atuação nas ocorrências em Ribeirão

No mês de março, nasceram oito filhotes (quatro machos e quatro femêas) da raça Pastor Belga Malinois do cruzamento dos cães Hope e Black

- Publicidade -

 

Filhotes da raça Pastor Belga Malinois serão incorporados aos trabalhos do Canil – Foto: Divulgação/GCM

O Canil da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Ribeirão Preto ganhará em breve novos integrantes. No mês de março, nasceram oito filhotes (quatro machos e quatro femêas) da raça Pastor Belga Malinois do cruzamento dos cães Hope e Black.  

- Publicidade -

De acordo o coordenador operacional da GCM e do Canil, agente Luchetti, a escolha dos pais para a reprodução deve-se ao fato de serem cães com ótimos impulsos de caça e presa, essenciais para um animal que irá exercer uma função específica dentro do Canil ou em outra corporação, pois a probabilidade de os filhotes herdarem essas habilidades é muito grande.  

“Conhecemos a origem dos cães e a alta capacidade que possuem. Podemos realizar um bom trabalho de base, tais como socialização, ambientação, estímulos e apresentação gradativa dos materiais de treinamento”, explicou Luchetti. 

A intenção do Canil é selecionar dois filhotes que apresentarem maior aptidão para serem cães policiais, mais conhecidos como K9, e darem continuidade aos serviços prestados pelos cães Índio e Black, que estão para se aposentar. Os outros seis serão treinados e doados a outras instituições de segurança pública.  

Hope 

Em setembro de 2021, a cachorra Hope, mães dos filhotes, participou de um treinamento na base da Força Aérea Brasileira, em Pirassununga, a cerca de 107 quilômetros de Ribeirão Preto.

- Publicidade -

O treinamento foi realizado com a cachorra e os GCMs do Canil para que tenham a expertise de utilizar os procedimentos adequados caso haja necessidade de deslocamentos aéreos para atendimento de ocorrência. 

Hope é especialista em encontrar pessoas desaparecidas e atua no auxílio policial ou em casos de desastres ou calamidade envolvendo a Defesa Civil do Município.

Black  

Black é um dos cães do GCM usados para o faro e patrulhamento preventivo de combate ao tráfico e ao uso de drogas no entorno de escolas, praças, parques e prédios públicos.  

Segundo a GCM, em 2021, foram efetuados cerca de 55 boletins de ocorrência com a participação do Canil, com 25 indivíduos detidos para averiguação ou prisão em flagrante. 

As ocorrências foram de tráfico de entorpecentes, em sua maioria, mas também de roubo, furto, danos ao patrimônio, encontro de veículos, agressão e lesão corporal.     

Filhotes completaram um mês de vida – Foto: Divulgação/CCS

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -