- Publicidade -
CotidianoCinco saguis foram encontrados mortos em praça da zona Leste de Ribeirão Preto

Cinco saguis foram encontrados mortos em praça da zona Leste de Ribeirão Preto

De acordo com uma moradora, doze macacos viviam na região, mas nos últimos dias, cinco deles apareceram mortos

- Publicidade -

A Vigilância de Zoonoses de Ribeirão Preto investiga a morte de cinco saguis em uma praça no bairro Lagoinha, zona Leste de Ribeirão Preto. Os corpos dos animais foram retirados do local, no entanto, ainda não se sabe qual o motivo das mortes desses animais.

Em entrevista a EPTV, a esteticista Giovanna Figueiredo da Fonseca, que mora na região há seis anos, conta que eram dozes animais antes do ocorrido.

- Publicidade -

Ela foi quem entrou em contato com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para que eles possam identificar o que aconteceu.

Foi muito triste porque eu acompanho eles há seis anos. Eu sempre tenho fotos, filmagens deles e foi triste ver saguis adultos e até filhotes mortos

Giovanna Figueiredo da Fonseca

Ainda de acordo com a esteticista, uma equipe da Vigilância de Zoonoses do município recolheu os corpos dos animais e informou que testes seriam realizados para detectar se os saguis tinham raiva.

Investigação mais aprofundada

A médica veterinária Camila Faria, especialista em animais silvestres, diz que é importante uma investigação aprofundada sobre o assunto, principalmente para entender a relação dos humanos com esses macacos que vivem na região.

Os seres humanos e os macacos são muito próximos, então tem várias doenças que podem ser passadas de um para outro, e também para entender se não tem uma intoxicação ou se a onda de calor está afetando esses animais, talvez pela falta de água

Camila Faria

Apesar de parecerem amistosos, a veterinária lembra que os saguis são animais silvestres e por isso o contato humano deve ser evitado.

“A gente sempre recomenda não se aproximar, muito menos alimentar. As alimentações que as pessoas oferecem não são as ideais. Existe ainda o risco de agressão”, finalizou a médica veterinária.

- Publicidade -

O que disse a Vigilância de Zoonoses

Em nota, o Centro de Zoonoses informou recolheu os saguis e mandou o material coletado para exames nos institutos Adolfo Lutz e Pasteur em São Paulo. Contudo, não existe prazo para entrega dos resultados.

A recomendação para quem encontrar saguis mortos é ligar para o telefone (16) 3969-8120. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8 às 17h e de sábados, domingos e feriados das 7 às 19h.


SAIBA MAIS

Pancadão em bairro da zona Norte de Ribeirão causa transtorno aos moradores

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Mansão de Glória Maria está à venda por R$ 13 milhões; veja vídeo

- Publicidade -
Vítor Neves
Vítor Neves
Graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, atuou como assessor de imprensa, coordenador de podcast e produtor de conteúdo. Foi estagiário da EPTV, afiliada da Rede Globo, e auxiliou na cobertura da pandemia de Covid-19 e eleições de 2020.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -