- Publicidade -
CotidianoCom superlotação, HC-UE de Ribeirão deixa de receber pacientes

Com superlotação, HC-UE de Ribeirão deixa de receber pacientes

Nesta terça-feira (26), a unidade de emergência localizada no Centro de Ribeirão Preto chegou a 314% de ocupação

- Publicidade -

HC-UE de Ribeirão Preto (Foto: Arquivo / ACidade ON)

 Notícia atualizada às 19h30 de 26 de abril de 2022. 

O HC-UE (Hospital das Clínicas – Unidade de Emergência), localizado no Centro de Ribeirão Preto, chegou a 314% de ocupação na sala de urgência adulta nessa terça-feira (26) e, por isso, deixou de receber novos pacientes temporariamente. O hospital conta com 177 leitos e 50 pessoas aguardam por vagas de internação.  
 
Em ofício, o diretor de atenção à saúde da unidade, José Paulo Pintya, pediu que os atendimentos fossem direcionados a outros hospitais da rede ou que ocorra a contratação de serviços na rede privada em caráter extraordinário.  

“Compreendemos que estas medidas são extremas, porém, se não adotadas, levarão a consequências imensuráveis e irreversíveis a saúde de pacientes”, pontua o documento.

- Publicidade -

No início de abril, a Prefeitura de Ribeirão Preto encaminhou um ofício ao governo estadual solicitando a construção de uma nova unidade do HC-UE na cidade. O documento foi enviado a pedido da superintendência do hospital, que alega que a unidade de saúde não comporta mais o fluxo de atendimentos necessários na cidade.  

Em entrevista ao acidade on Ribeirão no dia 13 de abril, o superintendente Benedito Maciel, afirmou que a Unidade de Emergência trabalha frequentemente com 120% de sobrecarga.  

De acordo com Benedito Maciel, o HC-UE precisa ampliar a capacidade dos 177 leitos atuais para 600 vagas oferecidas, o suficiente para suportar a demanda de Ribeirão Preto por “muitos anos”.  

Nova unidade
 
O local indicado pelo ofício encaminhado ao governo estadual para construção de uma nova unidade do HC-UE seria em uma área que já pertence ao estado entre as avenidas Independência e Adelmo Perdizza, na zona Sul.  

Segundo Maciel, o local teria o acesso facilitado, por conta do Anel Viário Sul, além de contar com o espaço para construção de um heliporto para atendimento de emergências na região.  

Outro lado
 
No comunicado, a secretaria disse que a autorização/habilitação de leitos de UTI não é prerrogativa exclusiva do Estado, mas também do Ministério da Saúde e municípios.  

- Publicidade -

A pasta ainda informou que em dezembro de 2021, foi repassado ao Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto R$ 33 milhões para contratações de 416 profissionais de saúde e ampliação da assistência na região.  

Por meio de nota, a secretaria de Estado da Saúde informou que mantém diálogo com os gestores regionais e auxilia a Regional de Saúde por meio da Central de Regulação de Vagas (Cross) buscando soluções para atendimento de toda a população.
 

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -