A Justiça de Guaíra, município a 130 quilômetros de Ribeirão Preto, condenou pai e filho acusados de espancar um cachorro no último mês de fevereiro. As agressões foram filmadas e o animal precisou passar por cirurgia, por conda dos ferimentos na mandíbula.
De acordo com a sentença assinada pelo juiz Anderson Valente, no último dia 5 de outubro, Valmir e Vander Armani foram condenados à pena de 4 anos de reclusão, em regime aberto, e ao pagamento de 20 dias-multa no valor de 1/30 do maior salário mínimo vigente ao tempo dos fatos, com correção monetária, cada um.
Cão agredido na região de Ribeirão passa por cirurgia
Motociclista fica gravemente ferido após atropelar vaca em avenida de Ribeirão
Além disso, o juiz determinou a proibição da guarda do cachorro por eles. Pai e filho também foram condenados ao pagamento de R$ 10 mil por dano moral coletivo.
Na sentença, o juiz ainda pontuou que os acusados responderam em liberdade e, por isso, não é necessária a decretação da prisão preventiva. Eles poderão recorrer da decisão em liberdade.
Outro lado
O advogado Jailton Rodrigues dos Santos, que defende Valmir e Vander Armani disse que vai recorrer da decisão. “A pena ficou exasperada demais, acima do limite que a defesa acreditava que seria. O juiz considerou aumentar a pena base para além do que a gente entende ser devido, embora ele reconheça o erro tudo certinho. A gente entende que a pena ficou um pouco alta, foram réus confessos, estão arrependidos, são pessoas idôneas na cidade, têm outros animais e não têm outro histórico de agressão”, disse.