- Publicidade -
CotidianoNova onda de calor atinge o estado de São Paulo; Veja como ficam as temperaturas

Nova onda de calor atinge o estado de São Paulo; Veja como ficam as temperaturas

Segundo a Climatempo, em pleno outono, as temperaturas poderão ficar mais de 5°C acima da média em parte do estado paulista por 10 dias

- Publicidade -

Uma onda de calor está prevista com maior intensidade em ao menos seis estados brasileiros, incluindo São Paulo, em pleno outono, época em que as temperaturas já tenderiam a cair.

A Climatempo publicou um aviso com validade entre esta segunda-feira (22) até o dia 2 de maio.

- Publicidade -

“Esta será a quarta onda de calor desde o início de 2024, e sua origem está associada a uma área de alta pressão na média atmosfera, que atuará como um bloqueio atmosférico. Este sistema favorece a manutenção do ar seco e quente, que provoca altas temperaturas”, diz a empresa de meteorologia.

Ainda conforme a previsão, a alta pressão deverá migrar para o Leste da região Sudeste entre o fim de abril e início de maio.

“Como este sistema ficará praticamente estacionado sobre áreas do Centro-Sul brasileiro por uma sequência de dias, ele atuará como um bloqueio, dificultando a chegada de frentes frias para o Centro-Oeste e Sudeste, resultando na manutenção do ar seco e intensificação do ar quente”, ressalta.

Como ficam as temperaturas?

Parte do estado de São Paulo está na faixa vermelha e pode registrar temperaturas superiores a 5°C acima da média no período de 22 de abril a 2 de maio, de acordo com a Climatempo. Confira o mapa abaixo.

A região de Ribeirão Preto, contudo, está entre as faixas vermelha e laranja. Na cor laranja, astemperaturas estão previstas entre 3°C a 5°C mais quentes que a média.

A Climatempo explica que, além de tardes quentes, as madrugadas também devem permanecer abafadas, principalmente no Mato Grosso do Sul, Paraná e no Oeste de São Paulo, por causa do escoamento do ar quente entre o fim de abril e início de maio.

“Por outro lado, em regiões como Minas Gerais, áreas do Leste de São Paulo, Goiás e Distrito Federal, as mínimas podem ser mais baixas devido à subsidência e ao ar seco. Isso resulta em uma amplitude térmica significativa entre as temperaturas máximas e mínimas ao longo do dia, cuja diferença pode chegar a até 22ºC”, diz.

Onda de calor
Imagem: Reprodução / Climatempo

SAIBA MAIS

- Publicidade -

Vazamento de gás na frente de posto de combustíveis mobiliza Bombeiros no Centro de Ribeirão

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias

- Publicidade -
Ricardo Canaveze
Ricardo Canaveze
É jornalista no Grupo EP desde 2007
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -