Uma grande nuvem de areia, apelida de Godzilla, vai chegar à costa brasileira nos próximos dias. Nesse momento ela está atravessando o Oceano Atlântico. Nas imagens de satélite, a nuvem aparece como uma grande mancha opaca (veja mais detalhes no vídeo acima).
Apesar de assustar, trata-se de um fenômeno que ocorre anualmente. A grande nuvem de areia se origina no deserto do Saara, no continente africano, e é capaz de viajar mais de 10 mil quilômetros.
Segundo informações da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA), traduzidos pela Metsul Meteorologia, a nuvem Godzilla deve afetar o Norte e Nordeste do Brasil e seguir viagem pelas américas do Sul e Central. Ou seja, o Estado de São Paulo não deve ser afetado.
Segundo especialista, a nuvem exige atenção, mas não é um problema para a raça humana, além de trazer benefícios ao meio ambiente. A nuvem Godizilla possui minerais e microorganismos, nutrientes para plantas de diversos biomas, inclusive na Amazônia.
Já para a saúde humana, a nuvem se areia traz um clima mais seco. Pessoas com problemas respiratórios devem redobrar a atenção. Especialistas recomendam o uso de máscaras e que as pessoas evitem atividades ao ar livre caso a qualidade do ar seja afetada.
MAIS: Defesa Civil emite alerta de temporais para região de Ribeirão