A Polícia Militar Ambiental (PMA) divulgou na tarde desta quinta-feira (4), o balanço geral dos dois dias da Operação Genesis, que busca combater o comércio, tráfico e contrabando de aves, na região de Ribeirão Preto.
O trabalho que contou com agentes do IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) fiscalizou criadores na cidades de Ribeirão, Sertãozinho, Brodowski, Jardinópolis, Guatapará, Guariba, Orlândia e Batatais.
VEJA TAMBÉM
Eleições 2022: TRE-SP cadastra voluntários que saibam Libras
Alunos da USP Ribeirão podem se inscrever em projeto remunerado
Segundo a PMA, foram apreendidas 45 aves em situação irregular com anilhas falsas, adulteradas e ou sem anilha. No total foram fiscalizados 390 animais.
A operação aplicou 13 multas, que totalizam R$ 114 mil. Além da multa, os autuados responderão processo em liberdade pelos crimes ambientais de ter aves em cativeiro em situação irregular e por falsificação/adulteração de selo público.
As aves apreendidas foram encaminhadas para o zoo municipal, para posteriormente serem destinadas a um local apropriado. As outras aves que não estavam anilhadas foram devolvidas a natureza.
LEIA MAIS – Ford entrega a primeira picape elétrica para a polícia