A segunda cirurgia para separar as irmãs siamesas Allana e Mariah foi concluída com sucesso, na tarde deste sábado (19), no Hospital das Clínicas (HC), em Ribeirão Preto. O procedimento durou 9 horas.
“Terminou agora há pouco a segunda cirurgia de separação das irmãs siamesas craniópagas, Allana e Mariah, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão da Universidade de São Paulo”, informou em nota o HC “As gêmeas já estão acordadas, respondendo bem, e seguem para cuidados na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do HC Criança”, seguiu o hospital, por meio de nota.
As irmãs unidas pelo crânio foram submetidas à segunda etapa do tratamento cirúrgico para separação. O procedimento contou com mais de 40 profissionais de saúde e de apoio. A equipe é comandada pelo neurocirurgião Hélio Rubens Machado, chefe do setor de neurocirurgia pediátrica, e por Jayme Farina, chefe da divisão de cirurgia plástica.
Chuva de granizo na região gera imagens impressionantes
O caso
Allana e Mariah, tem 1 ano e 10 meses e passaram pela primeira cirurgia em agosto de 2022. O procedimento durou nove horas e meia. Os pais das irmãs são da cidade de Piquerobi- SP.
O caso é acompanhado por especialistas do HC desde a gestação – o parto das crianças ocorreu em Ribeirão Preto. Antes do suporte dos profissionais do HC, a mãe, Talita Francisco Ventura Sestari, disse que chegou a ser desencorajada a levar a gravidez adiante.
Uma coletiva de imprensa está prevista para acontecer na segunda-feira (21), quando serão informados mais detalhes sobre o procedimento e sobre as próximas etapas.