Segundo o Ministério da Cidadania, responsável por coordenar o Auxílio Brasil, 1,4 milhão de famílias inscritas no Cadastro Único foram convocadas no início do ano para realizar o processo de revisão cadastral, sendo 757 mil beneficiárias do programa de transferência de renda. Até setembro, cerca de 263 mil famílias ainda não haviam atualizado as informações.
A data-limite para que os beneficiários forneçam as informações foi estabelecida em julho, por meio de uma instrução normativa conjunta que alterou o cronograma de averiguação e revisão dos dados das famílias inscritas no CadÚnico, estendendo por mais três meses o prazo de revisão cadastral, inicialmente com previsão de término em 15 de julho.
Em Ribeirão Preto, segundo a Secretaria Municipal da Assistência Social, cerca de 450 famílias que recebem o benefício Auxílio Brasil não atualizam o cadastro desde 2016/2017 correndo risco de corte, segundo base de dados CECAD agosto/2022.
A atualização deve ser efetuada a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração, o que é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do CadÚnico estejam sempre de acordo com a realidade das famílias. Programas Sociais como o Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e o ID Jovem exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios.
Para verificar se seus dados estão desatualizados, ou mesmo se as informações já fornecidas estão sendo confrontadas com outras bases de dados administrativos federais, utilize o aplicativo do CadÚnico, disponível para download na página gov.br.
Para fazer a atualização do cadastro em Ribeirão Preto, os beneficiários devem realizar o agendamento para atendimento pelo link semasdigital.com.br/agendamentocadu, que tem abertura de agenda disponibilizada toda segunda-feira para atendimento na CABS – Central Administrativa de Benefícios Sociais, na rua Augusto Severo, 819, casa 5, Vila Tibério, ou comparecer ao CRAS – Centro de Referência da Assistência Social do bairro mais próximo à sua residência.