
A companhia aérea colombiana Viva Air, que opera prometendo baixo custo, suspendeu todas as operações desde a noite de segunda-feira (27). Em comunicado, a empresa alegou problemas financeiros. Não há previsão de retorno. Todos os voos foram cancelados, incluindo rotas para Buenos Aires e São Paulo. No total, a Viva opera 35 rotas, com frota de 20 aviões.
“Lamentamos informar a suspensão temporária de nossas operações dada a falta de definição oportuna da Aeronáutica Civil sobre a aliança entre Viva e Avianca, única possibilidade para seguir voando e cumprir com nossos compromissos”, escrevem os gestores da Viva, em comunicado.
“Informamos aos passageiros com voos vigentes com a Viva que não poderemos honrar agora seus planos de viagem. Informaremos oportunamente os passos a seguir depois desta decisão”, alega a empresa.
VEJA TAMBÉM
Veja os documentos que Elize Matsunaga teria falsificado para trabalhar
Como fica o aumento dos preços da gasolina e etanol
A Viva chegou a oferecer passagens aéreas em destinos procurados pelos brasileiros como Cartagena, San Andrés e Punta Cana (República Dominicana). O caso ainda está gerando muita confusão nos aeroportos colombianos. Em Bogotá, viajantes chegaram a passar a noite no aeroporto El Dorado.
Na terça-feira (28), a autoridade Aeronáutica Civil informou que as empresas Latam, Avianca e Satena atenderão aos passageiros que tinham voos marcados até esta quarta-feira (1º) sem custos extras.
Em nota, a Avianca disse que realocará os passageiros afetados pela paralisação da Viva em seus voos, de forma gratuita, conforme houver disponibilidade. “Agora é o momento para nós, como indústria, ajudarmos as centenas de milhares de passageiros que são afetados por uma crise que era claramente evitável”, disse Adrian Neuhauser, presidente da Avianca, no comunicado.
LEIA MAIS
Veja como ganhar um cooler oficial do BBB 23