- Publicidade -
Lazer e CulturaEntidades de Ribeirão celebram dia da Literatura Brasileira

Entidades de Ribeirão celebram dia da Literatura Brasileira

Fundação do Livro e Instituto A Fábrica promovem a 2° edição do evento Revolução Poética; Evento terá presença da autora Aline Bei

- Publicidade -

 

- Publicidade -
Evento será realizado nos dias 29 de abril até a 3 de maio (Foto: Divulgação)

 
Em celebração ao dia da Literatura Brasileira, comemorado no 1° de junho, a Fundação do Livro e Leitura e o instituto A Fábrica promovem a 2° edição do evento “Revolução Poética na Fábrica Literária”. O evento acontece no auditório do Instituto, no centro de Ribeirão Preto, entre os dias 29 de abril a 3 de maio.

Neste ano, o Revolução Poética homenageia seis poetas brasileiros: Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Cora Coralina, Ferreira Gullar, Manoel de Barros e Paulo Leminski. A produção dá destaque para um poema de cada escritor para refletir sobre emoções.

Já a Fábrica Literária destaca os autores da nova geração para discutir temas como: a literatura nacional da atualidade, a sua representatividade no mercado editorial, as histórias em quadrinhos como narrativas de uma época e o livro como maneira acessível de lazer e busca de conhecimento. 

Para participar da plateia presencial, o interessado deve acessar o link (clique aqui). Já para a transmissão online, é pelo Youtube (clique aqui ou aqui). 

Confira a programação

- Publicidade -

Dia 29/04
Nesta sexta-feira, a abertura do evento acontece às 19h30,  o encontro literário terá a participação de Jeferson Tenório. O autor fará uma abordagem sobre a carreira, literatura brasileira, as suas influências na escrita e de que forma o livro “O avesso da pele” reflete a nossa sociedade.

Dia 30/04
No sábado, a programação conta com uma “Oficina de Escrita Criativa”, com o escritor ribeirão-pretano Matheus Arcaro, acontece das 9h às 12h. A oficina terá continuidade no dia 1° de maio, no mesmo horário.

Também no sábado, a programação terá um bate-papo com a escritora Lola Salgado, à 15h, sobre a nova cara da literatura juvenil. A autora do livro “Os oito disfarces de Otto” é um dos nomes campeões de venda na Amazon.

Na parte da tarde, às 17h, terá uma conversa com a ciberativista e escritora Triscila Oliveira. Ela é autora da HQ “Confinada”, considerado um dos projetos de maior sucesso na plataforma Catarse. Para encerrar a noite, às 19h, quem participa do festival é o escritor José Falero, hoje referência na nova literatura brasileira, tendo a sua obra “Os supridores” entre as finalistas do prêmio Jabuti.

Dia 1/05
No domingo, a programação começa com um bate-papo com o jornalista e escritor Stefano Volp, às 15h. O autor é criador de uma editora com publicação voltada à publicação de autores negros clássicos e escritor de exemplares como “Homens pretos (não) choram”, “Nunca vi a chuva” e “O segredo das larvas”.

Na tarde, às 17h, a programação continua com a Aline Bei, autora dos sucessos “O peso do pássaro morto” e “Pequena coreografia do adeus”. Às 19h, com a apresentação do rapper e poeta Rena Inquérito, com o show “De Mano para Mano (el)”, que homenageia o poeta Manoel de Barros. Na sequência, Nina Rizzi, escritora, tradutora, pesquisadora e professora, participa do debate “Incompletude”.

A partir das 21h, terão início outras duas atividades: apresentação artística de “Ausência”, em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, com o rapper João D. Deus junto do historiador Vinicius Preto.

Logo em seguida, o escritor Marcelino Freire participa do debate com o público sobre o mesmo tema. Autor da obra “Contos Negreiros” que recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura em 2006, Freire é autor de peças teatrais e de livros como “AcRústico” e “EraOdito”.

Dia 2/05
Na segunda-feira, a partir das 19h, a programação começa com a apresentação artística “Atalhos”, da companhia Pé na Tábua. Em seguida, a poeta e atriz Luiza Romão é o destaque da agenda com o debate “Completude”. Ela é autora dos livros “Sangria”, “Também guardamos pedras aqui” e “Coquetel Motolove.

Às 21h, tem a apresentação “Na Vastidão”, com Palmira Osunwende”. Logo depois, ocorre o debate “Amplitude”, com a escritora Mel Duarte, que possui cinco livros de poesia publicados e é a primeira poeta negra brasileira a lançar um disco de poesia falada, “Mormaço – Entre outras formas de calor”.

Dia 3/05

No último dia, às 19h, a programação começa com a apresentação artística “Coração em r(excesso)”, com o produtor audiovisual, Matheus Vieira.

Após a apresentação artística, acontece o debate “Intensidade”, com a poeta e professora Ryane Leão. Ela tem dois livros publicados: “Tudo nela Brilha e Queima” e “Jamais Peço Desculpas Por Me Derramar”. No final da noite, às 21h, o grupo Brilhe Circo Drag se apresenta com o show “Na Contramão”. No fechamento, haverá debate com a cantora, compositora e escritora Assucena.
 

SERVIÇO
Revolução Poética na Fábrica Literária 
Data: 29 de abril a 3 de maio 
Local: Auditório do Espaço A Fábrica (rua Mariana Junqueira, 33, Centro, Ribeirão Preto/SP)
Entrada gratuita  
Para mais informações, acesse nas redes sociais (@afabrica.instituto) e (@fundacaolivrorp)

Veja também: Medalhista olímpico Tiago Camilo vem a Ribeirão nesta sexta. 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -