- Publicidade -
Lazer e CulturaFeira do Livro de Ribeirão Preto tem shows neste final de semana

Feira do Livro de Ribeirão Preto tem shows neste final de semana

Evento literário traz para o primeiro final de semana os cantores Antônio de Nobrega e Tom Zé, lançamentos de livros, oficinas, palestras e debates

- Publicidade -
Cantores Antônio de Nobrega e Tom Zé participam da Feira do Livro (Fotos: Divulgação)
Cantores Antônio de Nobrega e Tom Zé participam da Feira do Livro (Fotos: Divulgação)

No primeiro final de semana da Feira Internacional do Livro (FIL) de Ribeirão Preto, a programação traz shows com Antônio Nóbrega e com Tom Zé.

A programação começa no sábado (20), com o lançamento do livro “Água Nossa de Cada Dia”, às 9h, na Esplanada do Theatro Pedro II, que mescla fotografias feitas por profissionais de diferentes partes do mundo a poemas, crônicas e contos em torno da temática da água. 

- Publicidade -

Outro lançamento é do livro “Administração Pública: desafios e soluções”, do prefeito Duarte Nogueira, onde ele narra sobre os obstáculos superados por ele à frente do município durante a gestão 2017-2020. A sessão de autógrafos acontece neste sábado, às 18h, no auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira.  

No domingo (21), às 17h, no Centro Cultural Palace, o jornalista Luiz Humberto França lança o romance policial “A Caçada”, baseado em fatos reais. 

Apresentações Musicais

Na sala principal do Theatro Pedro II, o cantor Antônio Nóbrega, traz o espetáculo “Um recital para Ariano”, no sábado (20), às 20h, que reúne trechos de poemas e romances do escritor Ariano Suassuna, de quem era amigo pessoal e, que nesta edição, é um dos autores homenageados pela feira.  

No domingo, a manhã tem apresentação do Coral da Unaerp abrindo a mesa redonda sobre a compositora Chiquinha Gonzaga, às 9h30, no Auditório Pedro Paulo da Silva, Centro Cultural Palace. 

- Publicidade -

Também no domingo (21), acontece o show “Língua Brasileira”, com o cantor e compositor Tom Zé. A apresentação será no Theatro Pedro II (Sala Principal), às 19h.

Em seguida, o Maracatu Chapéu de Sol, às 20h30, no Ambient de Leitura, na Esplanada do Theatro Pedro II trazendo canto e dança para apresentar ao público a tradição do Maracatu do baque virado, manifestação artística, religiosa e cultural afro-brasileira fortemente presente no Estado de Pernambuco. Atividade é em realização parceira com a Central Única das Favelas (CUFA-RP).

Debates

No sábado, às 10h, no auditório Meira Júnior, Theatro Pedro II, acontece a abertura da sessão Mapa Literário, que terá três encontros sobre produção literária em diferentes regiões do Brasil. O primeiro deles é Vozes do Norte e Nordeste com a antropóloga e escritora paraense Monique Malcher que acabou de lançar seu primeiro romance “Mainá”.

Às 14h, o debate “A Obra de Maurício de Sousa”, reúne, de forma on-line, cinco especialistas e fãs do criador da Turma da Mônica para comentar a importância da obra do desenhista e escritor para a literatura brasileira. Amauri Sousa, sobrinho do escritor, é o convidado especial e o acesso será pelas plataformas da Fundação do Livro e Leitura (site e youtube).

No domingo acontecem as outras duas sessões do Mapa Literário. A primeira, às 10h, no auditório Meira Júnior, no Theatro Pedro II,  é Vozes do Sul, com a escritora e tradutora literária gaúcha Luisa Gleiser (que participa de forma on-line) e a jornalista, escritora e crítica de arte Veronica Stigger.  

Na parte da tarde, às 16h30, a escritora e assistente social Miriam Alves, a escritora Tatiana Salem (online) e o escritor Gilberto Andrade de Abreu estarão na conversa Vozes do Sudeste, também no auditório Meira Júnior.  

A produção literária feminina segue na agenda do domingo na FIL com a mesa de debate “Brasileiras que publicam no exterior”, às 14h, realizada somente on-line. A conversa terá a participação de cinco escritoras, a partir da Alemanha, Suécia, Itália, Portugal e Estados Unidos.  

E o domingo, às 14h30, no auditório Meira Júnior, no Theatro Pedro II, tem o Salão de Ideias “Para entender melhor o Brasil”, com o sociólogo boliviano Fernando Calderón (participação on-line), um dos mais importantes estudiosos sobre a América Latina, e a jornalista Helena Celestino.  

Programação infantil

A programação para as crianças conta com sessões de contação de histórias, mediações de leitura, oficinas e biblioteca volante na Esplanada do Theatro Pedro II, Estande Diversidade, Estande da Prefeitura, biblioteca Sinhá Junqueira, tenda do Sesc na Feira e na unidade do Sesc (quintal, área de convivência e biblioteca).

Sustentabilidade

Neste sábado e domingo, acontecem quatro eventos: doação de mudas de árvores frutíferas e ornamentais, oficina de customização de roupas, ação de conscientização sobre a importância das abelhas na cadeia alimentar e oficina de compostagem.

Estande Diversidade

E no estande Diversidade, que conta com parceria de diversas entidades assistenciais de Ribeirão Preto, a agenda do sábado tem sarau musical, às 11h; e a performance artística “Ninguém me Cala”, às 13h, ambos com o projeto FaDa (Família, Diversidade e Amigos de Ribeirão Preto).  

No domingo, tem aulão de esportes inclusivos, às 13h, também com o FaDa.  Espetáculo teatral, dança flamenca, saraus e conversas sobre os temas LGBTQIA+, no sábado e roda de conversa sobre racismo no domingo, completam a maratona da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto para este final de semana. 

Para mais informações, acesse o site da Fundação do Livro e Leitura

Montagem da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (Foto: Marcelo Fontes)
Montagem da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (Foto: Marcelo Fontes)
- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -