- Publicidade -
nevioarchibaldMaraca comenta polêmica do 'Papai Noel da Noruega' na Câmara

Maraca comenta polêmica do ‘Papai Noel da Noruega’ na Câmara

Presidente da Câmara de Ribeirão Preto diz que ‘pautas polêmicas sempre fizeram parte da história’

- Publicidade -

Alessandro Maraca (MDB), presidente da Mesa Diretora de Ribeirão Preto (Foto: Allan S. Ribeiro/Câmara Ribeirão)

 
Ao término do primeiro ano à frente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, o vereador Alessandro Maraca (MDB), comentou as polêmicas envolvendo o Legislativo em 2021. O parlamentar também declarou que entende que o Acolhe Ribeirão, criado pela prefeitura a partir de recursos da devolução das sobras das receitas do Legislativo, precisa ser retomado.  

- Publicidade -

Polêmicas  

Neste ano, a Câmara de Ribeirão Preto viu denúncias sobre supostas irregularidades envolvendo vereadores e a polêmica do “Papai Noel da Noruega”, por exemplo, no qual o plenário da Câmara chegou a aprovar uma moção de repúdio contra uma propaganda dos correios da Noruega, no qual aparece o a figura do Papai Noel dando um beijo em um homem. Para o parlamentar, as “pautas polêmicas sempre fizeram parte da história”.  

Contudo, Maraca diz que o legislativo precisa agir “sem preconceito, discriminação ou negacionismo”. O Legislativo voltou atrás quanto à moção, já que o autor do pedido, o vereador André Rodini (Novo), desistiu da proposição, após a polêmica ganhar repercussão nacional.  

Sobre denúncias que tramitam no Conselho de Ética, envolvendo os vereadores Sérgio Zerbinato (PSB), denunciado por uma ex-assessora em um suposto caso de ‘rachadinha’, e Duda Hidalgo (PT), por suposta irregularidade no uso do carro oficial, Maraca disse que o Conselho de Ética tem independência para analisar os casos e que ele não se envolverá nestas questões.  

Pandemia  

Na entrevista concedida à coluna, Maraca comentou as ações do governo de Jair Bolsonaro (PL) na pandemia. Para o parlamentar, o governo federal “errou muito desnecessariamente quando apostou e aposta ainda contra a vacina e outras políticas amenizadoras da doença”.  

“É um momento que todos deveríamos estar dialogando, acho que ainda dá tempo, a minha natureza é conciliadora e o País precisa de uma grande pacto nacional”, declarou o vereador, que cobra mais diálogo entre os poderes e considerou importante os investimentos do Instituto Butantan no desenvolvimento da vacina contra covid-19.  

- Publicidade -

Retomada do Acolhe 

No primeiro semestre de 2021, a Prefeitura criou o programa Acolhe Ribeirão, a partir de recursos devolvidos de forma antecipada pela Câmara. Para Maraca, o projeto deveria continuar no próximo ano.  

“Saiu uma pesquisa recentemente que durante a pandemia existem mais de 120 milhões de brasileiros com insuficiência alimentar, e, quase 20 milhões passando fome”, destacou o parlamentar. Ele ainda lembra que ao longo do ano foram implementadas ações, como a abertura do estacionamento do Legislativo para usuários do parque Maurílio Biagi e propostas para modernização da Casa de Leis.  

Situação do prédio da Câmara  

Em fevereiro deste ano, o Corpo de Bombeiros apontou irregularidades no antigo prédio da Câmara Municipal. A visita técnica solicitada pelo próprio presidente da Mesa Diretora constatou que o imóvel não conta com o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), por exemplo.  

O que resultou em uma advertência para fossem tomadas soluções, inclusive a realização de uma obra para correção das irregularidades. O não cumprimento das medidas pode acarretar em multa de até R$ 290 mil.  

A obra não foi realizada, pois Maraca afirma que as adequações dependem de prazos das licitações. Mas, ele diz que uma das mudanças requeridas pelos Bombeiros, como a instalação de uma porta corta-fogo, foi realizada.
 
“O prédio da Câmara Municipal onde está localizada hoje, desde a sua existência, nunca teve licença do corpo de bombeiros, como presidente da Casa de Leis estou trabalhando para garantir mais segurança e acessibilidade para quem frequenta este prédio”, afirma.
 

ACidade ON

- Publicidade -
Avatar
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -