A rede pública de saúde de São Carlos passará a receber radiografias para o descarte correto. Todas as UBSs, USFs, ambulatórios e centros de atenção especializados poderão recolher o material que causa prejuízos ao meio ambiente.
Segundo a Secretaria de Saúde, as unidades terão uma caixa para que a população deposite os raios-X que não têm mais utilidade.
Aparentemente inofensivas, as chapas de raio-x podem contaminar o solo e o lençol freático. Elas contêm metanol, amônio e metais pesados que são prejudiciais à saúde. Seu descarte é regulado pela Anvisa e Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
Em São Carlos, a evolução tecnológica levou à digitalização dos prontuários. Históricos e exames realizados pelos pacientes são arquivados digitalmente. Não há mais necessidade de guardar as radiografias para os tratamentos que não necessitam de acompanhamento evolutivo, segundo Ângela dos Santos, do Apoio de Saúde Bucal.
“As unidades não vão ter mais os prontuários de papéis, os prontuários físicos, então a Secretaria de Saúde organizou uma maneira de recolher essas radiografias, que o usuário não for mais usar, de forma adequada para não descartar no meio ambiente, fizemos uma parceria com uma empresa especializada para retirar essas radiografias, reciclar e fazer o descarte correto desse material”, explica Ângela.
Todo esse processo, tanto da coleta como da reciclagem e descarte dos resíduos são feitos pela Recuperadora de Acetados RX 8s, sem nenhum custo para o município, cabendo os profissionais de saúde que vão receber as caixas, orientar a população fazer o descarte correto.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.