Pesquisadores de São Carlos estão avaliando processos fotoquímicos como alternativas sustentáveis para a remediação de águas residuais de fontes domésticas ou industriais.
A pesquisa, encampada pelo Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais, sediado na UFSCar, e do Centro de Inovação em Novas Energia, estuda meios de usar, a grosso modo, para degradar poluentes orgânicos. O artigo foi publicado na revista Chemosphere.
Os cientistas de São Carlos descreveram a síntese de diferentes materiais semicondutores que podem ser usados como fotoanodos – polo que atrai corrente elétrica – em sistemas fotoeletroquímicos.
O artigo também descreve a utilização de um desses materiais na remoção de substâncias tóxicas, como corantes, de efluentes reais da indústria têxtil.
Os pesquisadores sintetizaram semicondutores à base de nitretos de carbono e vanadato de bismuto. O segundo composto, associado à energia solar, mostrou grande eficiência na remoção de substâncias tóxicas com baixo consumo de energia.
“Os resultados sugerem que o material, de baixo custo e fácil produção, poderá ter aplicações na indústria, especialmente no tratamento de efluentes da indústria têxtil. A produção do material pode ser combinada com a geração de hidrogênio que, por sua vez, pode ser usado na geração de energia elétrica”, afirmaram os pesquisadores em nota.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.