- Texto de Roberto Schiavon
O mês de novembro chega e os consumidores já começam a fazer planos para a Black Friday. Mas nem tudo é economia nesse período e, muitas vezes, o descuido nas comprar pela internet pode causar grandes prejuízos.
“A Black Friday é para termos ofertas boas, mas um erro muito grande é acreditar em preços muitíssimo baixos. Normalmente é um golpe”, ressalta Kalinka Castelo Branco, chefe do Departamento de Sistemas de Computação da USP São Carlos.
Links
Ela explica que, para evitar dor de cabeça na hora da compra online, o primeiro cuidado é sempre entrar no site digitando o endereço no navegador e nunca clicando em um link que apareça em rede social ou e-mail.
Pesquisa
Por mais que seja grande a tentação de ir clicando para comprar um produto com preço muito baixo, Kalinka reforça que é necessário sempre uma pesquisa para que o internauta não caia em golpe.
“O consumidor pode checar a lista de lojas denunciadas no site do Procon, além de procurar comentários nas redes sociais sobre reclamações de denúncias. É possível ainda verificar o CNPJ da loja na Receita Federal. Mas o certo é procurar comprar de site que o internauta já conhece”, acrescentou Kalinka.
Cartão virtual
Na hora de fechar a compra e fazer o pagamento, também é preciso precaução em compras online, de acordo com a especialista.