- Publicidade -
Black FridayBlack Friday: especialista dá dicas de cuidados nas compras online

Black Friday: especialista dá dicas de cuidados nas compras online

Para não transformar economia em pesadelo, o internauta deve seguir uma série de procedimentos de segurança

- Publicidade -
  • Texto de Roberto Schiavon

O mês de novembro chega e os consumidores já começam a fazer planos para a Black Friday. Mas nem tudo é economia nesse período e, muitas vezes, o descuido nas comprar pela internet pode causar grandes prejuízos.


“A Black Friday é para termos ofertas boas, mas um erro muito grande é acreditar em preços muitíssimo baixos. Normalmente é um golpe”, ressalta Kalinka Castelo Branco, chefe do Departamento de Sistemas de Computação da USP São Carlos.

- Publicidade -

Links


Ela explica que, para evitar dor de cabeça na hora da compra online, o primeiro cuidado é sempre entrar no site digitando o endereço no navegador e nunca clicando em um link que apareça em rede social ou e-mail.

É importante sempre desconfiar de ofertas que aparecem nas redes sociais. Caso veja uma oferta, o correto é entrar no site oficial da loja para verificar se a promoção realmente existe, mas sempre digitando o site, e não clicando no link

comentou Kalinka

Pesquisa

Kalinka Castelo Branco, chefe do Departamento de Sistemas de Computação da USP São Carlos, dá dicas para compras online na Black Friday.

Por mais que seja grande a tentação de ir clicando para comprar um produto com preço muito baixo, Kalinka reforça que é necessário sempre uma pesquisa para que o internauta não caia em golpe.

“O consumidor pode checar a lista de lojas denunciadas no site do Procon, além de procurar comentários nas redes sociais sobre reclamações de denúncias. É possível ainda verificar o CNPJ da loja na Receita Federal. Mas o certo é procurar comprar de site que o internauta já conhece”, acrescentou Kalinka.

Cartão virtual

Na hora de fechar a compra e fazer o pagamento, também é preciso precaução em compras online, de acordo com a especialista.

Um grande erro é inserir os dados do cartão no site. Em lojas virtuais, o ideal é criar um cartão virtual do banco para efetuar a compra, ou usar outra forma de pagamento, como PayPal, que oculta as informações do cartão

Finalizou Kalinka.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -