- Publicidade -
CotidianoApós incêndio de 3 dias, propriedades rurais de São José do Rio Pardo são devastadas

Após incêndio de 3 dias, propriedades rurais de São José do Rio Pardo são devastadas

Com as chamas, que tiveram início na última quinta-feira (8), ao menos quatro propriedades já foram atingidas

- Publicidade -
Propriedades rurais de São José do Rio Pardo são devastadas por incêndio. (Foto: g1 São Carlos)
Propriedades rurais de São José do Rio Pardo são devastadas por incêndio. (Foto: g1 São Carlos)

Após um incêndio com três dias de duração, ao menos, quatro propriedades rurais de São José do Rio Pardo foram devastadas pelas chamas. 

De acordo com as denúncias de produtores rurais da região, o fogo teve início por volta das 16h da última quinta-feira (8), às margens da Rodovia Rubens Fernandes de Ávila (SP-211) e, desde então, tem se alastrado para outras propriedades a partir da ação dos ventos.

- Publicidade -

Os agricultores também têm reclamado da falta de atendimento do Corpo de Bombeiros da cidade, o que, segundo eles, contribuiu para que as chamas se alastrassem ainda mais.

LEIA MAIS
Serviço emergencial deixa 12 bairros de São Carlos sem água

A assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo esclareceu que uma equipe compareceu ao Sítio Bom Jardim, no sábado (10), para conter as chamas com uma viatura. Já no domingo (11), os bombeiros de Rio Pardo informaram que atuaram no combate ao fogo no Morro da Vovó.

Um dos agricultores que teve sua propriedade atingida pelo fogo estima um prejuízo de 360 mil pés de café, que foram completamente devastados pelas chamas enquanto ainda estavam em processo de colheita. “É uma tragédia. Estou desesperado”, relatou o proprietário rural Marco Viana, de 61 anos.
 

Incêndio atingiu pelo menos 4 propriedades rurais em São José do Rio Pardo. (Foto: g1 São Carlos)
Incêndio atingiu pelo menos 4 propriedades rurais em São José do Rio Pardo. (Foto: g1 São Carlos)

 
Viana contou que foi avisado por um vizinho de que uma parte do mato estaria pegando fogo próximo a sua propriedade, na última sexta-feira (9). O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas, onde atuou por menos de uma hora no local.

- Publicidade -

Nos dois dias seguintes à ocorrência, Viana relatou que tentou conter o fogo por conta própria e que, junto a seus funcionários, jogaram água nas plantações, mas não resolveu, já que o fogo avançou e atingiu os pés de café, além de uma mata nativa, o curral e o silo da propriedade.

Questionada, a Prefeitura alegou que a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Guarda Civil Municipal estão atuando fortemente no combate às chamas e que uma autorização foi expedida para contratação de novos bombeiros civis para auxiliar nas ações.

“Os brigadistas, coordenados pela secretaria, atuam desde quinta-feira nos focos de incêndios e na desobstrução de estradas que foram atingidas com a queda de árvores de grande porte. Além do combate ao incêndio, a Secretaria Municipal de Segurança também está visitando moradores e produtores rurais juntamente com o pessoal de apoio”, esclareceu a administração em nota.

*Com informações do g1 São Carlos

VEJA TAMBÉM
Novo filme de A Pequena Sereia é alvo de ataques racistas; entenda

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -