- Publicidade -
CotidianoAnvisa proíbe venda de lote de atum ralado enlatado após surto de intoxicação

Anvisa proíbe venda de lote de atum ralado enlatado após surto de intoxicação

Agência informou que foi notificada pelo CVS-SP sobre um surto de intoxicação em centros de educação infantil de Campinas este ano

- Publicidade -

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a comercialização, distribuição e uso do atum ralado em óleo comestível com caldo vegetal, fabricado pela empresa Cellier. A agência também determinou o recolhimento do produto.

A medida é referente a um lote fabricado em 8 de maio deste ano, com validade até 8 de maio de 2025. A medida foi publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (18).

- Publicidade -

Em comunicado, a agência informou que recebeu um relato do CVS-SP (Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo), sobre um surto em CEIs de Campinas (Centros de Educação Infantil) no fim de julho deste ano, após o consumo do alimento, com sintomas compatíveis com intoxicação alimentar por histamina.

VEJA TAMBÉM

Barão Vermelho e Linn da Quebrada: veja a agenda cultural de São Carlos para este fim de semana

Tudo ou nada: São-carlense decide avanço na Bezinha no Luisão neste sábado

A contaminação do produto com valores acima dos limites tolerados pela legislação sanitária foi confirmada por um exame laboratorial realizado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), segundo a nota.

- Publicidade -

A empresa não se manifestou nas redes sociais ou à imprensa até o momento.

(Foto: Reprodução/Cellier Alimentos)

O QUE É HISTAMINA?

A histamina é uma substância que pode se formar após a morte de pescados, quando as condições de manuseio e armazenamento do pescado são inadequadas.

Essa substância não é eliminada com o tratamento térmico do pescado (por exemplo, cozimento, esterilização comercial, defumação) durante a fabricação do produto final (como atum enlatado). Além disso, os peixes podem conter níveis tóxicos de histamina sem apresentar sinais como mau cheiro, alteração na consistência ou na coloração.

O consumo de alimento contaminado por histamina pode causar dormência, formigamento e sensação de queimação na boca, erupções cutâneas no tronco superior, queda de pressão, dor de cabeça, coceira na pele, podendo evoluir para náusea, vômito e diarreia.

A doença geralmente é leve e os sintomas desaparecem em poucas horas. Idosos e pessoas com problemas de saúde, porém, podem ter sintomas mais graves.

Em caso de qualquer sintoma prejudicial ou agravo à saúde após o consumo de alimentos, procure imediatamente um serviço médico.

LEIA MAIS

Maioria do STF vota para tornar Zambelli ré; saiba o motivo

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -