Pesquisadores do Instituto de Física da USP São Carlos conquistaram o segundo lugar em competição que desafiava cientistas a usarem IA (inteligência artificial) para ler pergaminhos romanos carbonizados na erupção do vulcão Vesúvio e 79 d.C.
No desafio, os cientistas tiveram que aplicar conceitos de aprendizado de máquina e visão computacional para explorar os enigmas dos documentos conhecidos como Papiros de Herculano. Foram distribuídos mais de US$ 1 milhões em premiações.
Os pesquisadores tiveram que desenvolver algoritmos que pudessem detectar tinta em imagens de tomografia computadorizada obtidas dos pergaminhos carbonizados, o que revelaria o texto neles contidos.
Um grupo de cientistas da Alemanha, Estados Unidos e Suíça saiu vencedor e faturaram prêmio de US$ 700 mil. A segunda colocação ‘ex aequo’, ou seja, em igual mérito a outras três equipes, incluindo a brasileira.
Os papiros foram encontrados em Herculano, cidade vizinha à Pompeia. A localidade antiga ficou preservada após a ação do vulcão, uma vez que as cinzas desprendidas pelo Vesúvio cobriram completamente a cidade.
O desafio foi lançado em março do ano passado e encerrado no fim de 2023.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.