- Publicidade -
CotidianoCom baixa cobertura vacinal, São Carlos prorroga Campanha de Multivacinação

Com baixa cobertura vacinal, São Carlos prorroga Campanha de Multivacinação

No Estado, o índice não ultrapassou 60% do público-alvo; veja onde se vacinar

- Publicidade -

A Secretaria de Saúde de São Carlos decidiu seguir o Governo Estadual e prorrogou a Campanha de Multivacinação até 30 de novembro. A medida tem como objetivo fazer com que todas as cidades paulistas elevem o índice de cobertura vacinal.

No município, desde o lançamento da campanha há quase três meses, 4.810 crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos receberam ao menos uma dose das vacinas ofertadas. Neste momento, o índice estadual não ultrapassou 60% do público-alvo.

- Publicidade -

A multivacinação tem como objetivo atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes (menores de 15 anos de idade) de acordo com o calendário básico preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), aumentando a cobertura vacinal desse público e reduzindo, assim, o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis.

“A imunização é uma forma de garantir o controle e eliminação de doenças como poliomielite, sarampo, rubéola, febre amarela e catapora, entre outras. Seguimos reforçando a importância da vacinação para que possamos evitar o agravamento ou até mesmo o retorno de doenças erradicadas”.

Denise Martins, diretora do departamento de Vigilância em Saúde.
São Carlos prorroga Campanha de Multivacinação (Foto: Divulgação/PMSC)

CALENDÁRIO VACINAL

No calendário da criança, que inclui a imunização de crianças até 10 anos de idade, estarão disponíveis as vacinas BCG, Hepatite B, Rotavírus, DTP+Hib+HB (Penta), Neumocócica 10, Meningocócica C (conjugada), Febre Amarela (atenuada), Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR), Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV), Hepatite A, Difteria, Tétano, Pertussis (DTP), Difteria, Tétano (dT), Papilomavírus Humano (HPV), Varicela, Pneumocócica-23 valente (Pncc), vacina indicada para a população indígena a partir dos 5 anos de idade.

No calendário do adolescente (menores de 15 anos) há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Difteria, Tétano (dT), Febre Amarela (atenuada), Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR), Papilomavírus Humano (HPV), Meningocócica ACWY, Pneumocócica-23 valente (Pncc), além das vacinas contra o COVID-19 e a Influenza.

ONDE SE VACINAR

De segunda a sexta-feira as doses são aplicadas em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família), das 7h30 às 16h30.

Para melhor atender os pais que vão levar as crianças e adolescentes para a vacinação, nos dias 22 e 28 de novembro as unidades de saúde estarão aplicando os imunizantes até 19h.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -