- Publicidade -
CotidianoCom drones, Latam inova na inspeção de aviões em fábrica de São Carlos

Com drones, Latam inova na inspeção de aviões em fábrica de São Carlos

A tecnologia, que torna o processo de inspeção das aeronaves 12 vezes mais rápido e barateia custos, é pioneira na América Latina

- Publicidade -

 

Com drones, Latam inova na inspeção de aviões em fábrica de São Carlos. (Foto: Divulgação/Latam)

A companhia aérea Latam modernizou o processo de inspeção externa dos aviões por meio da implantação de drones, em sua fábrica localizada em São Carlos. 

- Publicidade -

A tecnologia dos drones permite que a inspeção das aeronaves seja 12 vezes mais rápida, visto que a revisão de um avião de médio porte leva, atualmente, cerca de 40 minutos, contra 8 horas empregadas no antigo método. 

A modernização é um avanço no ramo da aviação comercial, pois o Centro de Manutenção da Latam em São Carlos é o primeiro da América Latina a adotar o sistema de drones na manutenção das aeronaves.  

VEJA TAMBÉM 
Geólogos de Rio Claro encontram indícios de dinossauros em SP 
Pesquisa em São Carlos analisa ação da vitamina C contra o Alzheimer 

A tecnologia empregada no centro da Latam é de uma empresa francesa e será adotada por empresas do Chile em breve, embora ainda não tenha data definida.

Sobre a tecnologia

- Publicidade -

Segundo a Latam, a inspeção externa de aviões por meio de drones é feita em aeronaves do modelo Airbus A320. Os drones permitem registrar entre 1,6 mil e 2 mil fotos da estrutura. 

As fotos têm a função de mostrar aos mecânicos se a pintura, a carenagem, as asas, turbinas e outras estruturas se encontram em bom estado ou se há a necessidade de realizar reparos. 

Embora o método seja autônomo, a implantação de drones no procedimento não substitui a mão de obra humana, visto que os profissionais permanecem desempenhando suas funções na realização dos reparos. 

O Centro de Manutenção da Latam conta com 1.242 mecânicos distribuídos entre os diversos setores das oficinas onde as aeronaves são constantemente avaliadas.

Barateando custos

Além de otimizar o processo de inspeção, tornando-o muito mais rápido e eficiente, a implantação de drones permite que as imagens registradas sejam armazenadas em nuvem, eliminando a necessidade de impressão das fotos. 

Assim, a empresa passou a economizar papel ao passo que contribuiu positivamente para o meio ambiente, além de conferir maior confiabilidade no processo, visto que padroniza o registro das imagens. 
 
LEIA MAIS
Atriz Jennifer Lopez faz ensaio nu para celebrar os 53 anos; veja 
Confira quanto Juju Salimeni já ganhou como influencer

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -