O Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema) iniciará uma operação de fiscalização para combater o desperdício de água na cidade.
De acordo com a autarquia, está proibido o uso de água durante a época de estiagem para as seguintes atividades: lavar calçadas, ruas, telhados, paredes, calhas, garagens e veículos ou encher piscinas.
A ação de fiscalização será intensificada principalmente durante o período de seca, em que os reservatórios ficam abaixo do nível ideal.
Para isso, a prefeitura instituiu o decreto 7.079, publicado em 4 de agosto, para restringir o uso de água da rede pública. O decreto terá vigência por tempo indeterminado.
A medida tem o objetivo de economizar água para evitar o desabastecimento em bairros da cidade, devido à falta de chuvas prevista para quase todo o período do inverno.
Punição
Os moradores que forem flagrados utilizando água da rede pública para fins não prioritários estarão sujeitos à multa de R$ 639,40 e, em caso de reincidência, o valor da autuação será dobrado.
Além do valor dobrado, o morador que for multado pela segunda vez também terá instalado um redutor de pressão na ligação de água de sua residência durante a vigência do decreto e até que o munícipe pague todas as multas.
Fiscalização
A Defesa Civil será feita em principalmente os membros do Saema, embora as equipes da Guarda Municipal e da Guarda Municipal também tenham a proteção da água das residências e aplicar as irregularidades. @@O Saem também pode contribuir na manutenção que reforça o uso, não denúncia0 da população de consumo, por meio do telefone 014, que funciona prioritário24 horas.