Com a presença do clero de São Carlos e região, Dom Luiz Carlos Dias toma posse neste momento na Catedral São Carlos Borromeu. Às 10h, o novo bispo adentrou o tempo como o “novo pai e pastor” da Diocese de São Carlos.
A cerimônia é acompanhada por fiéis e representantes políticos. Acompanhe ao vivo na página da Diocese de São Carlos no Youtube.
A Diocese de São Carlos encontrava-se vacante desde o dia 21 de outubro do ano passado. Na ocasião, o bispo Dom Paulo Cezar Costa fora anunciado como arcebispo de Brasília. A chegada de Dom Luiz Carlos encerra o período de 12 meses em que Dom Eduardo Malaspina administrou a Sé são-carlense.
Em entrevista à CBN São Carlos, Dom Luiz Carlos afirmou vem “com alegria para São Carlos” e deve dar continuidade aos trabalhos que estão em andamento na Igreja. Após passagem pela capital paulista, o novo bispo voltará à vida de interior.
“Sou do interior e me sinto em casa, com a vida mais tranquila, o trânsito mais tranquilo. Isso ajuda o meu ministério para que eu me posicione com maior tranquilidade. Já tenho essa bagagem, esse conhecimento, do estilo das pessoas, a cultura e vida de interior”, afirma.
Trazendo a palavra servir em seu lema, o novo bispo assume uma Igreja Particular com 113 anos de história e 129 paróquias. São 170 padres, 57 diáconos permanentes e 6 diáconos transitórios, 43 seminaristas. Uma população de mais de 1,2 milhão de pessoas.
“Pretendo servir, como diz o meu lema episcopal. Vim para servir para que o meu ministério possa contribuir para que esse dinamismo continue e para que cresça”, relata.
Um projeto que o bispo de São Carlos traz para implantar na cidade é a Pastoral Ecológica, missão que deve anunciar os detalhes futuramente. Dom Luiz Carlos demostra preocupação com o futuro em um momento em que as preocupações com o destino do planeta se misturam com as incertezas da pandemia de Covid-19.
“Ter cuidado com a nossa casa em comum para que implementemos uma Pastoral Ecológica, dadas as mudanças climáticas e todas essas previsões para o futuro que nos assustam”, planeja.
Nasceu no interior
Dom Luiz Carlos Dias tem 52 anos e é natural de Caconde (SP). Foi ordenado diácono em 1989 e sacerdote, em 5 de abril de 1991. Pertence ao clero da Diocese de São João da Boa Vista (SP). Cursou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos da arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP). É mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, com formação em Ética Social na Adveniat, Alemanha.
Na trajetória sacerdotal, padre Luiz atuou como reitor do Propedêutico, Casa “São Paulo” (1992 a 2002); vigário paroquial na paróquia Imaculada Conceição, em Caconde (1991 a 2002); pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em São João da Boa Vista, em 2005; diretor do Instituto de Filosofia da Diocese de São João da Boa Vista; reitor do Seminário Diocesano de Teologia “São João Maria Vianney” (2005 a 2010); vigário da paróquia São Judas Tadeu em Mogi Guaçu (2005 e 2010).
Também exerceu a docência em Teologia Moral, no Instituto de Teologia de São João da Boa Vista (1992 a 2001); Antropologia Cultural e História da Filosofia, no Instituto de Filosofia da diocese de Guaxupé; História da Filosofia, Metafísica e Seminários, no Instituto de Filosofia de São João da Boa Vista; História da Ética, no Instituto de Filosofia da arquidiocese de Brasília.
Na diocese de São João da Boa Vista, coordenou a Pastoral missionária diocesana e foi membro do Conselho de Presbíteros. No período de 2010 a 2015, exerceu o cargo de secretário executivo das Campanhas da Fraternidade e da Evangelização, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.
Foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo e bispo titular de “Tunes” no dia 16/03/2016. Sua ordenação episcopal aconteceu dia 07/05/2016.