Dom Paulo Cezar Costa, ex-bispo de São Carlos, toma posse, neste sábado (27), como cardeal da Igreja Católica. O nome do brasileiro que atualmente é arcebispo de Brasília, consta de lista de 20 novos “príncipes da Igreja” anunciada pela Santa Sé e que serão integrados ao principal colegiado da Igreja hoje. Ele está no Vaticano para receber o barrete e o anel, que, além das vestes púrpuras, simbolizam o cardinalato. Acompanhe a transmissão ao vivo mais abaixo.
Além de Dom Paulo Cezar Costa, Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, é mais um brasileiro que integrará o colégio de cardeais votantes em caso de conclave. Podem votar integrantes com menos de 80 anos.
Dom Paulo Cezar nasceu em Valença, no Rio de Janeiro, tem 55 anos e é formado em teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Foi ordenado presbítero em 1992 e teve passagens por paróquias no interior do Rio de Janeiro. Em 2010 foi nomeado por Bento XVI como bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Seis anos depois, Dom Paulo Cezar foi nomeado o sétimo bispo da Diocese de São Carlos pelo Papa Francisco, município que viveu até 2020. Atualmente é secretário-geral do Conselho Episcopal Latino Americano, membro dos conselhos permanentes da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e da Regional Sul I junto à CNBB, além de membro da Pontifícia Comissão para América Latina.
O arcebispo tem como lema a frase “Omnia Sustineo Propter Electos”, o que em latim quer dizer: “Tudo suporto pelos eleitos”. Segundo a Arquidiocese de Brasília, é uma frase tirada da Segunda Epístola de São Paulo e Timóteo, em que o apóstolo Paulo diz que tudo suporta pelos eleitos e de certa forma identifica a sua vida, a sua doação com a de cristo, que amou os seus a ponto de doar a Sua Vida por eles. “Paulo também suportou todos os sofrimentos que o discipulado de Jesus Cristo lhe trouxe”, afirma a Arquidiocese.