- Publicidade -
CotidianoFundador desmente venda do acervo do Museu da TAM

Fundador desmente venda do acervo do Museu da TAM

João Amaro afirmou que mantém tratativas para que coleção de aviões históricos seja instalada no Campo de Marte, na capital paulista

- Publicidade -

Museu pode ir parar em São Paulo. (Foto: Fábio Rodrigues/G1)

O acervo do Museu Asas de um Sonho não foi vendido para a Helisul, afirma João Amaro, fundador da coleção sediada em São Carlos.

- Publicidade -

O negócio chegou a ser publicado em sites de notícias do Sul do país que afirmaram na semana passada que o acervo seria usado na montagem de outro museu em Foz do Iguaçu, no Paraná.

“Esta notícia é falsa. De fato, tínhamos uma tratativa de instalar o museu em Foz do Iguaçu, mas o assunto não prosperou”, afirmou Amaro por e-mail.

Procurada, a Helisul afirmou que notícia veiculada “não procede” e que não comentaria mais sobre o negócio.

Conhecido como Museu da TAM, o acervo era um dos maiores do mundo e contava com grandes estrelas da aviação, como o Lockheed Constellation, e lendários caças MIG da União Soviética. Há ainda réplica dos históricos 14-bis e Demoiselle, de Alberto Santos Dumont. A estrutura está fechada desde 2016.

Com Foz do Iguaçu fora do páreo, a capital paulista voltou a ser o principal destino do acervo do Museu da TAM. Segundo Amaro, uma conversa é feita com a Prefeitura de São Paulo para instalar o museu no Campo de Marte. “Dentro de alguns dias vamos ter novidades daqui de Sampa”, finalizou.

- Publicidade -

Incertezas no Campo de Marte
Durante a gestão Bruno Covas (PSDB), havia a ideia de instalar um parque na área do aeródromo. Por falta de interesse da iniciativa privada, porém, o projeto ficou dormente. No fim do ano passado, Prefeitura e União colocaram um fim em uma disputa de quase 90 anos sobre a posse do Campo de Marte. São Paulo, sob a batuta de Ricardo Nunes (MDB), repassou ao governo federal a posse do aeroporto como meio de pagar uma dívida de R$ 25 bilhões. Agora com a posse plena, não se sabe até onde o projeto de museu dentro do aeródromo poderá prosperar.

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -